Armazenamento e Backup
Last updated
Was this helpful?
Last updated
Was this helpful?
Este artigo contém informações sobre a Política de Armazenamento e Backup de Dados e descreve o processo existente que tem por objetivo evitar que arquivos sejam perdidos ou danificados em caso de algum incidente, seja ele físico, lógico, ambiental ou por falha humana.
Os dados armazenados de Clientes que possuem contrato de serviço de hospedagem em nuvem estão atualmente em Datacenter Azure da Microsoft que contém os mais elevados padrões de segurança onde são também realizadas as rotinas de backup.
A rotina de backup utiliza o armazenamento com redundância geográfica (GRS) onde são copiados os dados armazenados da produção três vezes em um único local físico na região primária. Em seguida, copia-se os dados para um único local físico em uma região secundária que está a centenas de quilômetros de distância da região primária.
Uma operação de gravação primeiro é confirmada ter sido realizada no local primário, em seguida é replicada para a região secundária e confirmada. Quando dados são gravados para o local secundário, também é replicado dentro deste local três vezes. O diagrama a seguir mostra como os dados de backup são armazenados e replicados:
São seis cópias de backup, incluindo três na região primária e três na região secundária. Apesar de toda a segurança empregada no Datacenter a utilização de armazenamento e backup redundante em uma segunda região permite que em caso de uma interrupção na região local os dados possam ser acessados no Datacenter da outra região.
A sequência de cópias dos dados na região primária e secundária é realizada diariamente, com retenção dos últimos 7 backups e mensalmente no primeiro dia do mês com retenção do último backup. É verificado regularmente a integridade dos dados armazenados usando verificações de redundância cíclica. Caso seja detectada uma corrupção dos dados, ela será reparada usando dados redundantes.