PATRIMÔNIO
Cadastre seu patrimônio e processe o cálculo da depreciação contábil.
Last updated
Was this helpful?
Cadastre seu patrimônio e processe o cálculo da depreciação contábil.
Last updated
Was this helpful?
Você pode utilizar o cadastro de patrimônio de formas diferentes:
Apenas para inventariar e cadastrar seus patrimônios para seu controle interno,
Associar os mesmos as regras de depreciação que lhe permitirão saber o valor presente através do .
Ou ainda gerar lançamentos integrados em seu ativo fixo no Módulo Contabilidade Moderna.
O controle de patrimônio pode prever tanto os ativos tangíveis – como imóveis, móveis e equipamentos, como os intangíveis sobre uma marca, softwares, direitos autorais, licenças entre outros.
Saiba mais e siga o fluxo de cadastros recomendados para implantar seu inventário de patrimônios clicando aqui.
Após configurado os cadastros das estruturas de agrupamentos, regras e cadastrado o seu patrimônio, você poderá obter relatórios que lhe darão a posição de seus ativos.
Os relatórios possuem uma opção de exportação de dados que pode lhe ser útil. Gere o o relatório em formato de planilha utilizando a opção de Exportar do Visualizador de Relatórios:
Após a exportação abra o aquivo no seu programa de planilha:
Em seguida na planilha elimine colunas que não estão adequadas ou não interessam para sua seleção de dados,
Altere na primeira linha se for o caso o nome dos campos e pronto você terá os dados para trabalhar com a planilha para diversas formas de trabalho como por exemplo realizar inventários, gerar dados para terceiros, fazer conferência dos cadastros ou para organizar a manutenção preventiva.
Etiquetas para Patrimônio
Existem várias formas de você obter etiquetas para aplicar em seu patrimônio, sendo que para obter etiquetas especiais e duráveis em plaquetas de alumínio, PVC ou outros materiais você pode usar os procedimentos de geração de arquivo em planilha para ter um arquivo a ser enviado ao seu fornecedor e produzir as mesas de forma personalizada.
No entanto se você deseja emitir etiquetas adesivas em sua própria instalação você pode imprimir elas em impressoras de diversos formatos e marcas, sempre efetuando o processo através da geração do arquivo padrão CSV e importando os dados nos programas específicos fornecidos pelos fabricantes da impressora ou das etiquetas.
Um exemplo para emissão de etiquetas adesivas seria a impressora da marca Brother.
Após ter disponível sua impressora com o respectivo número de série e etiquetas compatíveis, será possível baixar e instalar o programa P-touch Editor da Brother que permite a criação de etiquetas personalizadas de forma manual ou através de importação de arquivos padrão CSV.
Você deve observar a documentação do programa para cria o seu layout de etiquetas e importar o arquivo CSV através da opção de conectar em banco de dados.
Edite o layout da etiqueta seguindo as instruções do programa.
Teste e Imprima suas etiquetas. Guarde seu layout criado para novas gerações.
Para realizar o processo de cálculo da depreciação informe o mês e ano e acione a opção gravar.
Durante o processo de cálculo poderá ocorrer críticas que você deverá verificar e se for o caso efetuar adequações de cadastros ou então ao término se tudo estiver correto será apresentado que o cálculo terminou com sucesso.
Lançamento Contábil
Se você usa o módulo de Contabilidade Moderna e parametrizou as contas contábeis na aba Contábil no cadastro de patrimônio, ao calcular a depreciação o sistema irá efetuar os lançamentos contábeis nas contas de seu ativo correspondentes as operações de depreciação para seu patrimônio.
Para o processo de depreciação do patrimônio você deve criar regras no e vincular a regra no cadastro de patrimônio.
Através da opção do você poderá acompanhar o valor dos bens em determinada competência e o montante de seu ativo.