Emissão NFS-e
Faça a emissão ou cancelamento de NFS-e online junto a prefeituras homologadas pela Moderna.
Last updated
Was this helpful?
Faça a emissão ou cancelamento de NFS-e online junto a prefeituras homologadas pela Moderna.
Last updated
Was this helpful?
A rotina de emissão e cancelamento de NFS-e Online faz parte de módulo especifico licenciado pela Moderna mediante aditivo contratual e pode ser utilizada após ter sido efetuado o fechamento de conta de pacientes particulares ou a baixa de fatura de convênios.
Para saber mais detalhes sobre o módulo de emissão de notas e prefeituras homologadas
A Moderna efetuará a parametrização dos CNPJ emissores licenciados em nosso servidor de emissão de notas, com dados de CNPJ Emissor, Município, UF, Códigos de Serviço, % ISS e vinculará o certificado digital E-CNPJ A1 a ser fornecido pelo Cliente para a geração da chave de acesso e lhe informará esta chave para vincular no cadastro de unidades.
O código do município trata-se de um código interno que utilizamos referente ao serviço/atividade na Prefeitura relacionada a unidade.
Para localizar o código do serviço para ser inserido na tela de Cadastro de Unidades, clique na pesquisa deste campo. Informe a UF e Município obrigatoriamente e opcionalmente o Código Serviço ou Descrição e clique em Buscar.
Será apresentado a lista de códigos disponíveis para o vínculo.
Selecione a linha do código de serviço que será vinculado para emissão de notas para a unidade relacionada com duplo clique e será carregado para a tela do cadastro de unidades o código interno a ser vinculado.
Para utilizar a funcionalidade é necessário que algumas configurações sejam realizadas no sistema:
Você poderá informar o texto que desejar no momento de emitir a NFS-e no campo:
No entanto você poderá informar um padrão de texto a ser carregado neste campo no controle da configuração: 99999999, sequência 336. Caso você não ative esta configuração será carregado um texto padrão PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
Existe a opção também de ativar configuração do formulário para que seja carregado no campo os itens da conta com seus valores:
No campo Unidade Emissão carregará as Unidades que usuário possua acesso e que possuam parametrização para e-notas (chave e-notas). Ao selecionar uma nota que ainda não foi integrada, posicionará automaticamente com a unidade vinculada com a nota. Quando a nota já foi emitida, carregará com a nota que foi armazenada em novo campo. Ao realizar o processo de emissão / integração com a e-notas, considerará os dados do prestador da nota, de acordo com a Unidade que foi selecionada em tela.
Para que na tela de lançamento de conta seja apresentado uma opção para a chamada direta do formulário Emissão NFS-e já carregando o registro do paciente selecionado você deverá ativar a configuração 99999999, sequência 538.
Para que seja incluído na Nota Fiscal uma descrição complementar referente a tributos:
Você deverá ativar a configuração 99999999, sequência 348, informando no controle o texto desejado com a variável “#VLTRIBUTO”
Exemplo: Percentuais aproximados dos tributos conforme lei federal nº 12.741 de 08/12/2012: 13,45% - #VLTRIBUTO
Também deverá ativar a configuração 99999999, sequência 349, informando no campo controle o % a ser calculado sobre o valor da nota.
Exemplo: “13,45”
Para que possa ser atualizado a série e número da fatura com o número de nota fiscal gerada na prefeitura, você deverá ativar a configuração 99999999, sequência 536 e informar no controle a sigla da série desejada, por exemplo "NF". Efetuando esta parametrização será atualizado no financeiro do sistema a numeração anterior da fatura com esta nova informação parametrizada.
Necessário configurar a serie de nota gerada pelo sistema como NF-e no cadastro de Sequência de NF.
Para uso desta rotina, além da ativação do licenciamento do módulo deve ser efetuado contato com a Moderna solicitando que a equipe de implantação configure o seu ambiente de homologação e conexão com a prefeitura. Necessário que a Moderna realize também a parametrização da API de comunicação (FMKAPIPARAM).
No caso de contas de particulares após realizar o registro de atendimento e na finalização do processo de fechamento de conta é solicitado a informação sobre o pagador:
A informação do pagador será utilizada na emissão da NFS-e como sendo o tomador do serviço, podendo ser o próprio paciente ou um responsável pelo pagamento da conta do paciente.
Após finalizar o fechamento de conta com informação do pagador, na tela de lançamento de conta é possível acionar a opção Emissão NFS-e que irá apresentar a tela para a emissão:
Caso o acesso a tela de emissão de NFS-e tenha sido a partir da opção existente na tela de Lançamento de Conta os dados já serão carregados, caso contrário informe o número da fatura (geralmente o mesmo número de registro do paciente) ou utilize a pesquisa.
Confira os dados na tela e clique em Enviar.
O sistema efetuará a conexão com a prefeitura e não havendo inconsistência nos dados enviados será gerado o PDF da nota fiscal para impressão ou download para armazenamento.
Também será enviado neste momento para o e-mail do tomador do serviço o link para acesso a nota fiscal e arquivo XML.
Para emissão de NFS-e referente uma fatura de convênio, você deverá efetuar a Baixa Fatura e em seguida acessar a tela Emissão NFS-e. Caso utilize a rotina NF Avulsa grave os dados na NF Avulsa e depois localize ela na tela de Emissão NFS-e.
Ao informar a Fatura serão carregados os dados na tela para emissão.
Confira e clique em Enviar.
Será apresentado a mensagem Autorizada no canto inferior direito e emitida a NFS-e para o convênio:
Da mesma forma como ocorre no particular neste momento será enviado o link para acesso a NFS-e para o e-mail do tomador do serviço:
Ao efetuar um fechamento de conta particular ou uma baixa fatura no sistema é atribuído uma numeração as contas vinculadas seja uma única conta de particular ou diversas contas no caso de convênio.
Ao realizar a emissão de NFS-e através desta rotina, o sistema efetua a atualização da numeração das notas nas faturas geradas e também no módulo financeiro com o número efetivamente gerado pela prefeitura.
Para cancelar uma NFS-e emitida, localize o registro desejado através da pesquisa e clique em Cancelar:
Confirme que deseja cancelar e será efetuado o cancelamento na prefeitura e gerado a nota fiscal com a tarja de cancelado:
Versão
Mês/Ano
Adequação
30.000
Jul/23
Incluído campo "Unidade Emissão" para carregar as unidades que apresentará todas as Unidades que o usuário tenha acesso e que possuam parametrização para e-notas (chave enotas).
24.000
Jan/23
19.000
Ago/22
Incluído campo CEP do Tomador após o campo UF que será apenas para visualização e não permitirá alteração.
19.000
Ago/22
15.000
Abr/22
09.070
Ago/21
09.070
Ago/21
09.040
Mai/21
O sistema obrigará o envio do CPF, para todos os casos em que a nacionalidade seja brasileiro. OBS: As nacionalidades devem ser informadas no campo Controle da configuração 304903 seq. 2. Caso a nacionalidade do tomador seja estrangeiro, permitirá enviar sem CPF.
. Criado o campo "Gerar nota sem tomador". Quando selecionado esta opção, realizará o envio da nota, sem realizar o envio dos dados do tomador.
08.060
Out/20
Adequado a rotina de envio de notas fiscais, para considerar a Alíquota de ISS informado no cadastro da Unidade
Adequado rotina para quando "Pagamento Parcial" ativa, identificar se nota avulsa está vinculada com orçamento, e se este está com pagamento parcial ou completo, para não deixar gerar nota para orçamento parcial.
Criado a "Valor Mínimo de Retenção de Tributos Federais" para informar o valor mínimo de retenção por tributo federal e a "Pessoas Jurídicas com regra de não considerar Valor Mínimo" Os ID's de Pessoas Jurídicas que deve informar na nota tributos federais mesmo quando inferior ao valor mínimo definido (Informar valores separados por '*'). Ajustado rotina para quando a "Pessoas Jurídicas com regra de não considerar Valor Mínimo" estiver ativa e possuir o ID da Pessoa Jurídica selecionada, pertencente a NF considerar o novo valor mínimo parametrizado em "Valor Mínimo de Retenção de Tributos Federais". Caso configuração inativa ou ID pessoa não estiver parametrizado na configuração, processo prosseguirá da forma atual, considerando os R$10,00.
Criado a "Valor aproximado de tributos / Percentual" para quando ativa poderá informar o percentual aproximado dos tributos e a "Valor aproximado de tributos / Fonte" para quando ativa poderá informar a fonte de informação dos dados tributários mencionados.
Adequada a rotina de Integração com a eNotas, para enviar a Inscrição do Municipal do cliente (Tomador do serviço), quando no cadastro de a nova informação "Enviar Inscrição Municipal na NFSe" estiver selecionada.
Criado a para quando ativa, após seleção de fatura será realizado a busca dos itens da conta e carregado no campo "Discriminação dos Serviços".