Classes
Cadastro de Classes de Despesas/Receitas por Empresa/Unidade para relacionar com os lançamentos realizados no financeiro e permitir a posterior consulta e/ou emissão de relatórios gerenciais.
Last updated
Was this helpful?
Cadastro de Classes de Despesas/Receitas por Empresa/Unidade para relacionar com os lançamentos realizados no financeiro e permitir a posterior consulta e/ou emissão de relatórios gerenciais.
Last updated
Was this helpful?
Para criar a estrutura de Classes, escolha uma Unidade clicando em
Será apresentado uma lista das Unidade.
Selecione a Unidade para carregar a informação e voltar a tela inicial.
Antes de cadastrar as classes você precisa definir a estrutura de plano de classes de receitas e despesas. Esta estrutura poderá conter vários níveis. Classes marcadas como analíticas serão as que poderão ser associadas aos registros e as não marcadas serão apenas classes de agrupamentos que conterão a soma dos valores das classes analíticas inferiores. Geralmente você deverá criar 2 classes principais não analíticas: RECEITAS e DESPESAS
Informe por exemplo: Descrição: RECEITAS, Classe Estruturada ex.: 01.000.0000, escolha Crédito e marque o Ativo.
Informe por exemplo: Descrição: DESPESAS, Classe Estruturada: 02.000.0000, escolha Débito e marque Ativo.
Desta forma você estará criando um plano de classes que conterá 2 níveis de agrupamentos. Caso deseje trabalhar com mais níveis basta informar na classe estruturada a quantidade de dígitos sempre separando os agrupamentos com "." 01.000.0000
Neste exemplo você terá 3 níveis de agrupamentos. Ao definir a estrutura todos os registros a serem cadastrados de classes analíticas ou não deverão seguir a mesma quantidade de dígitos e posições.
Campo
Conteúdo
Unidade
Selecione a Unidade para o Plano de Classes. Caso você pretenda utilizar um plano de classes único, crie um plano de classes para a Unidade Principal, faça conferência e depois de tudo conferido poderá utilizar a opção Copiar Plano de Classe para gerar a mesma estrutura de classe para outras unidades.
Descrição
Será o nome da classe que será apresentado em telas e relatórios.
Classe Estruturada
Preencha conforme orientações anteriores de estrutura.
Unidade Consolidada
Caso você deseje obter um orçamento consolidado informe neste campo a unidade principal. Fazendo isto o sistema atribuirá para todas as classes desta unidade a mesma informação. Se não pretende no orçamento visualizar informações de realizado por unidades consolidadas informe a mesma unidade na unidade consolidada.
Grupo de Classes
Utilizado em alguns locais do sistema para identificar que é um grupo de classe.
Analítico
Marque esta opção se for uma classe de último nível, onde poderá ser atribuído lançamentos.
Débito ou Crédito
Marque qual o vínculo que a classe tem, se é uma receita então será Crédito, se for uma despesa então será débito.
Ativo
Marque para tornar a classe ativa.
O sistema somente permitirá relacionar uma unidade consolidada diferente da unidade quando o plano de classes da unidade e da unidade consolida forem exatamente iguais.
Depois de criar as classes de 1º nível passe a cadastrar as classes de 2º nível e assim por diante até cadastrar todas as classes não analíticas e depois as classes analíticas.
Caso tente excluir um registro com relacionamento em outra tabela, o sistema apresentará a mensagem:
Neste caso, não será permitido exclusão, podendo apenas ser inativado o registro.
Os dados da parte de Aprovações da tela são necessários apenas no caso de uso do módulo/rotina de Aprovações.
Campo
Conteúdo
Natureza Aprovação
Vincule a Classe ao cadastro de Natureza de Aprovação.
Níveis Sequência de Aprovação
Informe o Nível de Sequência da Aprovação.
Aprovação por Valor da Despesa
Marque esta opção se será utilizado o processo para aprovação de pagamento de despesas lançadas no contas a pagar e de acordo com a parametrização efetuada no cadastro de Alçadas de Aprovação.
Aprovação por Uso do Orçamento
Marque esta opção se você tem licença/acesso ao módulo de Orçamento Financeiro e realiza o seu planejamento orçamentário e necessita que aprovações sejam necessárias de serem realizadas de acordo com o valor atribuído no orçamento para a competência e os valores aprovados para liberação de pagamentos terem excedido o limite atribuído.
Necessita aprovação
Marque esta opção apenas se for necessário sinalizar que esta classe necessita de aprovação por alçada.
Para finalizar clique no botão