Pessoa Física
Este cadastro contém as informações de pessoas físicas no sistema, podendo ser um médico, paciente, funcionário ou qualquer outra pessoa física.
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Cadastro de Pessoa Física não precisa ser preenchido na implantação. A cada operação no sistema, seja no cadastro de pacientes, responsáveis, médicos e outras pessoas o sistema apresentará esta tela para ser preenchida. Está no módulo de TI apenas para conferências de dados e eventuais manutenções específicas caso necessário.
Após deixar os campos invisíveis: CPF, RG e Cônjuge, veja como ficou a tela de Pessoa Física:
Desta forma quando for cadastrar um paciente, médico ou qualquer outra pessoa, estes campos não serão apresentados na tela, podendo desta forma personalizar seu formulário e agilizar seu processo de cadastro de pessoas somente com os dados que lhe sejam necessários.
O campo CNS refere-se ao Cartão Nacional de Saúde.
O sistema efetua diversas verificações de duplicidade ao ser efetuado um cadastro novo de pessoa física e emite mensagem conforme modelo acima para diversos casos:
Mesmo Nome com mesma data de nascimento Mesmo Nome com mesmo nome de mãe Mesmo Nome com mesmo nome de pai Mesmo Número de CNS Para tratamento de CPF existe a possibilidade de tratar em configuração se deve bloquear a gravação no caso de duplicidade:
Caso a configuração esteja ativa ou inativa e tentar cadastrar paciente com mesmo CPF será apresentado mensagem conforme exemplos a seguir:
Você pode escolher uma imagem que já esteja salva no computador ou pode tirar uma foto da pessoa física através de uma webcam.
Restrições de privacidade de seu sistema operacional, antivírus ou navegador podem impedir você de usar a função Tirar Foto, sendo necessário avaliar as permissões e configurações de seu computador.
A tela de alertas permite que você informe para as pessoas físicas Aviso Importante, Restrição e Observação.
Tipo de Alerta
Ação
Aviso Importante
Ao selecionar uma pessoa o sistema mostrará uma tela de alerta com o aviso cadastrado.
Restrição
Ao selecionar uma pessoa o sistema mostrará uma tela de alerta com a mensagem de restrição.
Observação
A informação fica apenas armazenada para consulta.
Vigência
Caso a vigência para o alerta seja por tempo indeterminado, informe no campo vigência por exemplo: 01/01/1900 a 31/12/2500 ou o período que deseja que seja considerado o alerta.
Alerta Padrão
É possível importar registros de alertas mediante ativação da configuração por formulário. Quando ativa será apresentado uma opção Importar na tela de Alertas.
Para realizar a importação de registros de alertas é necessário você preparar um arquivo em padrão ".csv" que contenha a seguinte estrutura e layout: Código Externo (SMPESFIS_CODEXT) Prontuario (SMPRONT_PRONT) Data inicio Data fim Texto Alerta Padrao
Ao acionar a opção Importar será solicitado o arquivo para realizar o processamento:
Caso ocorra inconsistências no processamento do arquivo será apresentado relatório:
A Pessoa Física será localizada pelos campo SMPESFIS_CODEXT ou SMPRONT_PRONT.
O campo Tipo no Layout deverá ser informado com: A = Aviso Importante R = Restrição O = Observação
Nesta tela você poderá cadastrar os dados de contas bancárias da pessoa, para que posteriormente esta informação seja usada para tratamento de processos financeiros como por exemplo de contas à pagar para médicos, fornecedores e funcionários.
Campo de uso livre para ser incluído qualquer observação fixa que deseje armazenar no cadastro da pessoa física.
Você pode informar dados de contratos vinculados com a pessoa, incluído valor, vigência, índice de reajuste e periodicidade do reajuste. Estes dados poderão ser consultados durante execução de processos financeiros.
Neste cadastro é possível parametrizar regras de classificação automática da pessoa física para quando for gerado lançamento de receita ou despesa no Módulo Financeiro vinculado à pessoa.
Estando na pesquisa de Termos do Paciente, posicione na linha que deseja gerar o PDF do termo e selecione o registro.
Será apresentado o conteúdo e informações do termo que ele concordou ou não concordou.
No rodapé do Termo haverá uma informação de assinatura eletrônica identificando se o paciente concordou ou não com este termo, seu nome, data de nascimento, data e hora que ocorreu a opção, IP de conexão com a internet e local onde ocorreu.
Selecione a opção Anexos para vincular arquivos ao cadastro da pessoa física.
Você pode anexar arquivos armazenados em seu dispositivo ou se tiver uma webcam pode efetuar captura de imagens, como por exemplo de documentos da pessoa física.
Por questão de segurança e no caso de armazenamento de dados poder ter custos adicionais, o tamanho máximo padrão por arquivo permitido para ser anexado é de 2Mb. Se você utiliza o acesso ao sistema em servidor local, você pode aumentar este limite no arquivo web.config de sua instalação, utilizando a chave "MODERNA.MAX_UPLOAD_SIZE", dentro da estrutura "appSettings" , conforme exemplo abaixo:
Caso o acesso ao sistema seja realizado em Datacenter da Moderna, você deverá solicitar o aumento deste parâmetro via abertura de chamado junto ao suporte da Moderna.
Esta opção permite informar tratamentos em série relacionados à Pessoa Física e efetuar-se o controle de processos de autorizações x agendamentos x atendimentos.
Informe a data de início que esta previsto o tratamento e a data final. INsira uma descrição e observações.
Nesta aba após realizar as gravações será possível verificar as informações de quantidade de tratamentos autorizados, agendados, atendidos, pendente de atendimento e cancelados, bem como abaixo o histórico dos registros relacionados.
Na aba autorização é informado dados de guia/senha quando convênio, qtde e data da autorização, bem como relaciona-se o procedimento.
Quando informado por pacote, será realizada a cobrança (lançamento na conta) quando houverem atendimentos que atinjam a quantidade informada. Este lançamento é realizado durante o processo de registro de atendimento. Por sessão a cobrança deverá ser realizada por cada atendimento.
Na aba cancelamento pode ser informado situações que não foi realizado o tratamento relacionando o motivo.
A opção relatório permite emitir listagens dos tratamentos efetuando-se filtros de situação do tratamento, convênio, serviço, procedimento, motivo de cancelamento e se deseja o layout analítico iou sintético.
O processo de integração do agendamento com o controle de tratamento ocorre através da necessidade de algumas parametrizações:
Ativar Configuração 99999999, Serquência 283
Procedimento da Agenda precisa estar vinculado a um item que esteja marcado como Procedimento em série = Sim (SMITEM_FISIO=S).
Quando se realiza um agendamento de procedimento de "tratamento", ao realizar a gravação do agendamento são realizadas validações de existência / disponibilidade de tratamento para a pessoa que esta sendo agendada. Caso não exista tratamento, será exibida mensagem se deseja criar um novo tratamento. Caso resposta seja positiva ou a pessoa já possua tratamento "pendente", será aberta a tela de Tratamento para criação e/ou seleção de tratamento existente. Ao efetivar o agendamento, será realizado o vínculo do tratamento com o agendamento.
Versão
Mês/Ano
Adequação
46.000
Jan/25
41.000
Jul/24
35.000
Jan/24
Telefone
Internet
31.000
Out/23
28.000
Mai/23
Alterado nome do campo RG para RG/RNE/Passaporte.
27.000
Abr/23
23.000
Dez/22
Alertas Incluído opção para importar dados através de um arquivo padrão ".csv"
19.000
Ago/22
Caso a configuração esteja Ativa e o campo Controle esteja informado:
Caso a Nacionalidade selecionada NÃO pertencer a um dos IDs informados na configuração, não será obrigatório o preenchimento do campo CPF.
Caso contrário, seguirá como faz atualmente (respeitando demais regras de Idade por exemplo).
16.000
Mai/22
12.000
Jan/22
09.060
Jul/21
Botão Anexos
Incluído a Função Capturar, para quando houver webcam no dispositivo, permita obter imagens a partir deste equipamento, como por exemplo de documentos da pessoa.
09.050
Jun/21
Incluído validações de duplicidade por CPF.
08.025
Jul/20
08.025
Jul/20
Termos do Paciente
Adequado rotina de Gerar um PDF com as informações que o paciente "Concordou" ou "Não Concordou" e assinatura eletrônica com dados de data/hora da gravação, IP e Localização.
No você poderá parametrizar para que alguns campos não sejam apresentados ou ainda que sejam obrigatórios, por exemplo:
Quando a SIMAH 2100 seq. 5 estiver ativa, sistema irá verificar se existe registro de Endereço cadastrado para a pessoa. Caso não possua nenhum, exibirá a mensagem "Obrigatório registro de um endereço para esta pessoa" e não permitirá fechar a tela. Quando tela aberta no modo Consulta, não realizará a validação.
Se houver o cadastrado e você informa-lo, o sistema carregará os dados de Logradouro, Bairro, Cidade e Estado. Você pode relacionar quantos endereços desejar vinculado as pessoas físicas de acordo com os .
Quando a SIMAH 2200 seq. 1 estiver ativa, sistema irá verificar se existe registro de Telefone cadastrado para a pessoa. Caso não possua nenhum, exibirá a mensagem "Obrigatório registro de um telefone para esta pessoa" e não permitirá fechar a tela. Quando tela aberta no modo Consulta, não realizará a validação.
Você poderá relacionar quantos telefones desejar vinculados às pessoas físicas de acordo com os .
Quando a SIMAH 2300 seq. 1 estiver ativa, sistema irá verificar se existe registro de E-mail cadastrado para a pessoa. Caso não possua nenhum, exibirá a mensagem "Obrigatório registro de um e-mail para esta pessoa" e não permitirá fechar a tela. Quando tela aberta no modo Consulta, não realizará a validação.
No navegador Chrome para que seja acessado a webcam na função Tirar Foto é necessário que o sistema esteja operando em ambiente com nível de .
Configure em registros para serem selecionados e associados a alerta padrão ou apenas digite no campo texto o alerta desejado.
Se você possuir o Módulo de poderá automatizar os , definindo as contas para lançamentos dos movimentos de Receita, Despesa, Ativo e Passivo. Estas contas devem estar cadastradas no e geralmente esta parametrização ocorre para os lançamentos de pagamentos de médicos, funcionários e fornecedores pessoas físicas.
Através da opção você poderá consultar informações sobre a concordância do paciente com Termos de Uso / Consentimento que o mesmo tenha vinculado em operações realizadas no sistema.
No navegador para que seja acessado a webcam na função Capturar é necessário que o sistema esteja operando em ambiente com nível de .
Criado a “Validar preenchimento dos campos Nome e Nome Social” que quando ativa e campos 'Nome e Nome Social' preenchidos, sistema validará se existe ao menos 2 nomes 'separados por um espaço' (Exemplo: Matheus Santos, Ana Paula).
Criado a “Nacionalidade Padrão” que quando ativa, carregará o campo Nacionalidade já preenchido conforme ID da Nacionalidade informado no campo Controle.
Endereço SIMAH 2100 seq. 5
SIMAH 2200 seq. 1
SIMAH 2300 seq. 1
Para todos os casos acima: Quando SIMAH ativa, sistema verificará se existe algum registro (Endereço, Telefone, Endereço de Internet) cadastrado para essa pessoa. Caso não possua nenhum, exibirá mensagem: "Obrigatório registro de um XXX para esta pessoa." e não permitirá fechar a tela. Quando tela aberta no modo Consulta, não realizará a validação.
Incluído informação para preenchimento da . Para utilização desta funcionalidade, será necessário ter contratado o módulo de CRM.
Quando a 304903 seq. 2 estiver ativa, sistema validará duplicidade e obrigatoriedade do campo RG quando a Nacionalidade for diferente de brasileira.
Incluído funcionalidade da 304903 seq. 2 onde no campo Controle deve informar o ID das nacionalidades separado por *
Incluído o botão "Pré-Cadastro" para exibição de todos os pré-cadastros pendentes de efetivação na . Incluído os campos de Login/Senha referente a .
Criado a "Idade Mínima - CPF Obrigatório" para quando ativa, verificar se a idade da pessoa física é maior ou igual ao informado no campo Controle. Se sim, obrigará o preenchimento do CPF e não permitirá gravação.
Alterado obrigatoriedade dos campos CPF e RG para permitir parametrizar através do .