E-mail Genérico

Parametrize o layout de envios de e-mail automáticos.

Senha de Acesso

Clientes com operação na Nuvem Moderna não tem acesso a esta funcionalidade. Ao clicar em gravar será solicitada uma senha de acesso. Necessário abrir chamado junto ao suporte da Moderna.

Tela de cadastro do E-mail Genérico.

Nesta tela você cria o layout de e-mail a ser enviado de forma automática a partir de uma ação realizada em um formulário especifico, como agendamentos realizados e agendamentos cancelados por pacientes na agenda web ou pode optar por envios frequentes conforme Parâmetros de envio de e-mail.

Tela de cadastro do E-mail Genérico - Parametrização

Campo

Descrição

Dados da Conta de Envio

Defina um nome para o padrão de layout de e-mail, por exemplo: Agenda - Agendamento, para envio ao paciente de agendamento realizados. Se o e-mail for utilizado para envio de dados frequentes conforme Parâmetros de envio de e-mail, defina nomes de acordo com a informação que será gerada, como por exemplo: Pacientes atendidos hoje.

E-mail

Informe seu e-mail de remetente.

Senha

Preencha a senha de sua conta de e-mail da mesma forma que foi cadastrada no provedor, com letra maiúscula, minúscula, números e caracteres especiais.

Servidor SMTP

Esse campo pode variar de acordo com o seu provedor de e-mail, normalmente ele é composto por smtp.dominio.com.br, por exemplo: smtp.modernasistemas.com.br; smtp.gmail.com; smtp.hotmail.com. Consulte o site do seu provedor de e-mail.

Porta SMTP

A porta SMTP é um campo variável de acordo com ser provedor de e-mail, sendo comum o uso de 587 sem Certificado e 465 com Certificado SSL.

Consulte o site do seu provedor de e-mail.

Conexão SSL

Somente é utilizado, quando o seu provedor de e-mail exige uma conexão com certificação SSL.

Aplicação

Selecione a aplicação da Moderna.

Formulário

Esse campo é onde você determina a forma de envio do e-mail, por exemplo:

Se você optar por receber apenas seleções de dados conforme Parâmetros de envio de e-mail, deverá selecionar o formulário: Envio de e-mail por Cenário. Neste caso não será necessário parametrizar o campo Origem dos Dados.

Se você optar por encaminhar e-mail de confirmação do agendamento, para o paciente, deverá selecionar AgendaWeb. Neste caso será necessário parametrizar o campo Origem dos Dados.

Origem dos Dados

Será selecionado os dados que foram criados no campo "Adicionar Nova Origem de Dados".

Se optar pelo formulário Envio de E-mail por Cenário, esse campo deverá ficar em branco e será considerado os dados definidos na tela Parâmetros de Envio de E-mail.

Assunto

Informação que será preenchida no campo "Assunto" do e-mail.

Link para Conexão Externa

Caso possua um link externo para conexão, ele será preenchido nesse campo, por exemplo:

http://www.modernasistema.com.br/MODERNANET

Tela de cadastro do E-mail Genérico - Origem de Dados

Aqui você pode criar uma Query de Banco de Dados, onde as condições serão definidas como variáveis, para que você possa utilizar no Cabeçalho, Corpo e Rodapé.

Todas as colunas das tabelas apresentadas, estarão disponíveis como variável, cercados por Cerquilha(#). Por exempo: #SMPESFIS_NOME#

Tela de cadastro do E-mail Genérico - Variáveis.

Todas as variáveis identificadas pelo sistema estarão na lateral da tela, podendo ser ajustada como Horizontal ou Vertical.

Tela de cadastro do E-mail Genérico - Cabeçalho

Todas as informações preenchidas no campo cabeçalho, ficarão localizadas na parte superior de cada e-mail encaminhado pelo sistema.

Tela de cadastro do E-mail Genérico - Corpo

Todas as informações preenchidas no campo corpo, ficarão localizadas no centro de cada e-mail encaminhado pelo sistema.

Tela de cadastro do E-mail Genérico - Rodapé

Todas as informações preenchidas no campo inferior, ficarão localizadas na parte inferior de cada e-mail encaminhado pelo sistema.

Exemplo - Agendamento Web

Tela do Cadastro do E-mail Genérico

Exemplo de utilização do envio de e-mail genérico para o processo de agendamento web, feito pelo próprio paciente.

Formulário e Origem dos Dados

No campo Origem de Dados, será selecionado a Origem de Dados que foi cadastrada:

Exemplo - Origem dos Dados.

O campo Descrição da Origem de Dados, cadastra o nome que será apresentado no campo Origem de Dados. Logo abaixo temos os campos para inserir uma Query, que irá localizar o paciente que acabou de fazer um agendamento. Na tela abaixo temos o exemplo da Query criada:

Exemplo - Query
Exemplo - Variáveis

Com base na Query criada na Origem de Dados o sistema irá buscar as colunas selecionadas e apresentará as variáveis disponíveis para uso. Essas variáveis podem ser utilizadas no Cabeçalho, Corpo e Rodapé do E-mail. Exemplo:

Exemplo - Cabeçalho

Nesse cabeçalho usamos as seguintes variáveis:

Variável

Descrição

#SMPESFIS_NOME#

Nome do paciente.

#AGENDAMENTO_DATA#

Dia agendado.

#AGENDAMENTO_TIME#

Hora agendada.

#ESPEC_PROC_DESCR#

Especialidade agendada.

#SMLOCAL_NOME#

Local do atendimento selecionado pelo paciente.

#SMLOCAL_COMPL#

Complemento do local do atendimento selecionado pelo paciente.

#SMITAG_QRCODE#

QR Code (Código Localizador) para que o paciente utilize no processo de check-in.

Exemplo - Corpo

Variável

Descrição

#ROTINA_DE_PREPARO#

Esta variável inserida no copor do e-mail incluíra informações cadastradas previamente vinculadas aos procedimentos:

Exemplo: Período de Jejum, Chegar com Acompanhante, etc.

Exemplo de um processo de agendamento pelo paciente através através de seu celular, tablet ou navegador em um computador:

Paciente seleciona o serviço
Se procedimento de consulta, paciente seleciona especialidade e convênio.
Paciente seleciona o Local de Atendimento

Será apresentado todos os locais e dias disponíveis para agendar o atendimento. Caso o paciente não conheça o local , existe o link do Google Maps, que localiza o local de atendimento.

Paciente seleciona o local, profissional e horário.
Paciente verifica os dados e confirma agendamento
Paciente recebe na tela dados do agendamento confirmado

Sistema envia o e-mail conforme layout parametrizado:

Exemplo - Recuperar Senha

Para o paciente recuperar uma senha de acesso na agenda web ele na tela de login acessará a opção Esqueci a Senha:

Para isto deve ser configurado na sua instalação um e-mail genérico conforme exemplo a seguir:

O preenchimento de campos segue as orientações gerais deste cadastro, apenas devendo se atentar em relacionar o cadastro de e-mail genérico a função/formulário Agenda Web 2.0 - Redefinir Senha.

Last updated

Was this helpful?