Grupo

Antes de iniciar o cadastro você deve planejar qual será a estrutura de grupos que irá cadastrar, considerando que a posterior desejará relacionar os grupos aos Tipos e estes a Patrimônios e Setores de sua localização.

Exemplo:

Cadastro

Conteúdo

Grupo:

INFORMÁTICA

Tipo:

COMPUTADOR

Patrimônio:

DESKTOP DELL I5 – 16GB – 1TB

Setor:

FINANCEIRO

Caso você utilize também o Módulo Contábil Moderna e pretenda efetuar os controles de ativos e depreciação patrimonial, deverá verificar seu plano de contas de forma a buscar uma estrutura que facilite as classificações.

Exemplo: Se na sua contabilidade existem as contas de ativo:

  • VEÍCULOS

  • MÓVEIS E EQUIPAMENTOS

  • EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

  • ELETRÔNICOS

  • ELETRODOMÉSTICOS

Avalie se não seria o caso de manter a mesma estrutura de cadastro, pois isto facilitará mais a diante a classificação de contas contábeis dos patrimônios, no entanto é possível no cadastro de patrimônio associar diretamente contas de ativos ao patrimônio nos casos de exceção.

Incluir Grupo

O sistema efetua a numeração automática dos grupos, desta forma você deve apenas inserir a descrição do grupo e marcar a opção ATIVO.

Se você não possui o Módulo Contabilidade da Moderna em uso e/ou não pretende controlar depreciações dos ativos, deixe os campos referente a informações de depreciação do grupo sem preenchimento, caso contrário você deverá primeiro preencher o cadastro Depreciação com as regras a serem adotadas e vinculadas aos grupos e também ter acesso ao cadastro de Plano de Contas já parametrizado no Módulo Contabilidade relacionando as contas contábeis para lançamento pelo sistema nos casos de aquisição e depreciação dos ativos.

Listar os Grupos

Através da função listar você poderá acionar as opções de edição, exclusão e visualização dos grupos.

Excluir Grupos

A opção excluir irá verificar se existem registros relacionados ao que está sendo solicitado a exclusão e caso existam não permitirá excluir este registro.

Você pode alterar o registro para inativo ou então terá que primeiro excluir todos os outros registros relacionados.

Se alterar para inativo o registro, os dados para efeito de consultas e relatórios retroativos estarão preservados, porém o registro inativado não irá mais aparecer nas pesquisas para ser selecionado e vinculado. De certa forma esta regra sobre exclusão vale para todo o sistema.

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