Lançamento de Itens
Efetue lançamentos de itens na conta de Pacientes e atribua outros informações relacionadas a processos de Guia TISS e Repasse.
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Quando é efetuado um registro de paciente de acordo com parametrizações realizadas o sistema efetua grande parte dos lançamentos de forma automática na conta integrado a outras rotinas.
Nesta tela é possível visualizar os lançamentos efetuados automáticos e realizar outros lançamentos como por exemplo de medicamentos, materiais, procedimentos, exames, diárias e taxas.
A primeira informação no formulário é a seleção de paciente. Você poderá digitar um número de registro:
Poderá com o cursor posicionado no campo do registro do paciente ler uma etiqueta com código de barras de 13 dígitos padrão EAN13 gerada pelo sistema em outras rotinas e que possui o padrão conforme exemplo: 2 - Identifica que é um código de uso interno 0 - Identifica que é um paciente 01 - 2 posições seguintes identifica a sequência de registro do paciente 00053735 - Identifica o registro do paciente 0 - Digito Verificador do Código de Barras
Ou poderá pesquisar o paciente por nome ou nome social :
Selecione o registro desejado para carregar o paciente na tela de lançamento.
Com o paciente selecionado você poderá consultar os lançamentos existentes na conta do paciente com a opção:
Na tela de consulta existe a possibilidade de filtrar registros através da opção Item e período:
E ainda você pode usar o campo de digitação livre para pesquisar dados nas colunas, por exemplo:
Selecionando um formulário/item do documento na consulta será carregado na tela de lançamento o registro para eventual alteração:
Após ter um paciente selecionado o próximo passo é você informar um formulário padrão para vincular os lançamentos. No sistema todos os lançamentos na conta de um paciente ficam relacionados a um formulário e documento. Depois informará ou confirmará setores e por fim os itens que irão compor o lançamento do documento.
No Cadastro de Formulários você poderá definir regras de restrição e automação de preenchimento de campos.
O setor destino é o que irá aparecer aparecer vinculado na conta do paciente para todos os efeitos.
O setor origem quando os lançamentos não forem feitos através de uma origem que esteja dispensando itens de estoque pode ser informado o mesmo que o setor destino ou outro apenas informativo. Caso esteja lançando itens que irão controlar estoque geralmente este setor origem seria ALMOXARIFADO, FARMACIA, etc.
O campo Número depende de como está configurado o formulário selecionado, se estiver para ter numeração automática você não precisa preencher e o sistema atribuirá um próximo número ao gravar um primeiro item, senão deverá informar um número que não seja repetido para o sistema.
Um formulário / docto poderá conter inúmeros itens lançados, podendo ser itens de medicamentos, materiais ou serviços.
O comportamento nesta parte depende de diversos cadastros que serão verificados as suas parametrizações, sendo o principal deles o Cadastro de Material e Medicamento e Itens.
Você poderá digitar um código de item previamente cadastro de Material e Medicamento / Itens ou um código equivalente que tenha criado.
Exemplo - Código Barras do Fabricante:
Você cria no cadastro de código equivalente um relacionamento entre um código, por exemplo padrão EAN13 usado pelos fabricantes de materiais e relaciona ele ao cadastro de item no sistema.
Ao ler o código de barras do item 78912345670 no campo o sistema irá converter o lançamento para o código 1 conforme exemplo acima.
Você poderá ainda fazer equivalências entre os códigos de itens cadastrados por exemplo e exames com os códigos da tabela TUSS de forma que seja feita da mesma forma a conversão ao ser informado.
Outra forma de localizar o item é usando a opção de pesquisa onde poderá localizar o item por descrição ou princípio ativo:
O sistema ao localizar o item mostrará a informação de Unidade de Venda configurada no cadastro de itens.
Informe a Qtde que deseja lançar e clique em Gravar.
A medida que os lançamentos vão sendo gravados eles são apresentados no grid, podendo serem selecionados para alteração.
Data/Período - Urgente
Campos de uso específico. Por padrão o sistema traz a data e hora atual para o lançamento.
Por padrão o sistema trará o convênio / plano informado no registro de atendimento:
Caso você deseje que a cobrança do item seja realizada em uma conta separada do convênio como particular bastará acionar a opção destacada acima e será convertido o item e seu preço para ser cobrado do paciente pelo convênio padrão PARTICULAR.
A opção seguinte a troca para cobrança pelo convênio padrão PARTICULAR pode ser utilizada quando se deseja que seja particular o item, porém usando um outro convênio ou plano particular, quando será apresentado tela para selecionar entre os convênios / planos particulares qual deverá ser atribuído o item:
Alguns itens podem requerer para que seja efetuado a cobrança junto ao convênio ser informado alguns dados adicionais:
Caso exista configuração de coparticipação cadastrada relacionada ao registro do paciente e item poderá o sistema gerar um novo registro na conta parte particular do paciente do convênio.
Você poderá criar Kits de Itens vinculando um item principal a outros itens para serem lançados automaticamente, podendo ser por exemplo um Kit que contenha um medicamento IM com agulha e seringa, um Kit de um procedimento que deseje cobrar também junto uma taxa de sala, assim como várias outras possibilidades. Ao digitar o item "pai" do kit, o sistema lançará o o item "pai" e todos os itens "filhos" do kit.
Caso um item esteja parametrizado nas regras de repasse ao gravar o item será apresentada uma tela para confirmar a informação referente ao profissional vinculado ao procedimento e se o item deverá sofrer repasse de valores.
Ao clicar no botão "Guias", abrirá a tela de Guias com o paciente carregado. Ao acionar o botão Guia TISS, sistema permitira imprimir a Guia TISS.
A opção etiqueta coleta é opcional no sistema e poderá esta opção estar desabilitada através de parametrização de Bloqueio de Objetos
Trata-se de rotina especifica usada em alguns ambientes instalados para geração de etiquetas para itens de exames.
Caso o item seja um procedimento em série será habilitado botão na tela para ser informado as datas do Procedimento:
Informando as datas dos procedimentos em série, estas passarão a ser informadas na guia TISS:
Criado o botão Itens do Orçamento que será habilitado quando a configuração 211150 + Módulo estiver ativa.
Este botão permitirá a utilização/lançamento de itens que foram pagos previamente pela rotina de Orçamento, onde o paciente realizou pagamento através da rotina de Pré-pagamento.
Ao ser acionado permitirá selecionar quais itens deseja realizar o lançamento. Os itens que foram lançados por este processo, não serão cobrados na rotina de Fechamento de Conta, pois já tiveram seu pagamento realizado de forma antecipada.
Após carregar o paciente, quando a configuração por código 211150 + módulo, sequência 80 estiver inativa, será verificado se há exames pendentes (Solicitados pelo PEP e não realizados) para a Pessoa Física.
Caso exista algum exame pendente (considerando as regras verificadas pelo Sistema), exibirá mensagem: "Este paciente possui exames não realizados. Deseja visualizá-los?" No caso de visualizar, abrirá tela para visualizar estes exames e permitirá selecionar de forma múltipla os exames desejados. Os exames selecionados, serão gravados na conta do paciente e marcados como utilizados.
Por padrão o botão "Altera Valor" fica invisível e poderá torná-lo visível através da rotina de Bloqueio de Objetos.
Este botão será habilitado após seleção do paciente. Ao ser acionado abrirá a tela FAT0303600 - Altera Valores Unitários, com o paciente já posicionado e não permitirá alteração do paciente.
Por padrão o campo "Número da Bolsa" fica invisível e poderá torná-lo visível através da rotina de Bloqueio de Objetos.
Versão
Mês/Ano
Adequação
47.000
Fev/25
Incluído botão "Guias" Incluído botão "Guia TISS" na tela de Guias para ao acioná-lo abrir a tela de Guia TISS e permitir imprimir. Renomeado os botões: - Protocolo de Entrega = Protocolo - Etiqueta de Coleta = Etiqueta - Altera Valores Unitários = Altera Valor - Complemento de Conta = Complemento
41.000
Jul/24
Ajustado a pesquisa de Itens para quando ativa a Configuração por Código 211150 + Módulo, seq. 30, o sistema filtrará apenas os Itens com valor / tabelas de convênio conforme SIMAH.
40.000
Jun/24
Implementado Botão Complemento de Conta (Utilizado na rotina de Integração SBS). Implementado campo Número da Bolsa, que será habilitado mediante rotina Bloqueio de Objetos (Por padrão ficará invisível). Criado campo "Item Principal" para permitir informar o Item PAI do Insumo e listará os itens existentes na conta que não seja Tipo Medicamentos.
40.000
Jun/24
Adequado rotina para quando clicar nas telas do Menu de Faturamento e possuir um paciente informado, o sistema apresentará o Paciente já carregado, nas telas previstas: Lançamento de Itens Altera Valores Unitários Altera Atendimento Protocolo de Registros de Pacientes Pendências de Faturamento
36.000
Fev/24
Adequado rotina para quando item estiver marcado como "Preço Variável", ao realizar a gravação será aberto uma tela para informar o valor unitário deste item.
Caso item selecionado não seja marcado como Preço Variável, rotina funcionará sem abertura da tela para informar valor.
36.000
Fev/24
Criado a Configuração por Formulário "Tipo de conta dos itens do kit" que quando ativa irá considerar o tipo de conta do item principal do Kit, para todos os itens provenientes do mesmo kit.
33.000
Nov/23
Criado botão "Altera Valores Unitário" que por padrão estará invisível e ficará visível através da rotina de Bloqueio de Objetos.
Este botão será habilitado após seleção do paciente e ao ser acionado abrirá a tela FAT0303600 - Altera Valores Unitário, com o paciente já posicionado, sem permitir alteração do paciente.
22.000
Nov/22
Adequado a rotina de bloqueio de itens com valores zerados para considerar a Configuração por Código 211150 + Módulo, seq. 7 (Permite lançamento se valor estiver zerado). Quando estiver ativa, ao lançar um item com valor zerado, o sistema apresentará a mensagem de alerta: "Item com valor zerado" e permitirá o lançamento.
22.000
Nov/22
Disponibilizado rotina de Exames não realizados (solicitados pelo PEP e não realizados) para a Pessoa Física.
21.000
Out/22
Adequado a rotina de bloqueio de itens com valores zerados para considerar a Configuração por Código 211150 + Módulo, seq. 9 (Trava lançamento se valor estiver zerado). Quando estiver ativa, ao lançar um item com valor zerado, o sistema apresentará a mensagem: "Item com valor zerado" e não permitirá o lançamento.
20.000
Set/22
Criado a Configuração por Formulário "Não lançar o mesmo item na mesma conta” que quando ativa, não irá permitir lançar um mesmo item para o mesmo registro de atendimento. Criado a Configuração por Formulário "Não lançar o mesmo item na mesma data" que quando ativa, irá bloquear lançamento de mesmo item para outro atendimento, na mesma data.
16.000
Mai/22
Criado o botão Itens do Orçamento que será habilitado quando a Configuração por Código 211150 + Módulo, seq. 94 estiver ativa.
14.000
Mar/22
Adequado rotina para quando acionar o botão "Integra Sistema AR" e já estiver tudo Integrado, será questionado se deve reimprimir as Etiquetas.
10.000
Nov/21
Adequado rotina para ao selecionar um item que seja um procedimento em série no grid, habilitará um botão de "Procedimento em Serie" e ao acioná-lo abrirá a nova tela permitindo informar as Datas.
09.070
Ago/21
Criado a Configuração por Formulário "Quantidade de Vias" para solicitar a quantidade de etiquetas que será impresso que quando ativa, ao acionar o botão Etiqueta Coleta, abrirá a tela para informar a quantidade de vias que deseja imprimir.