Visualizador de Seções
Cadastro onde são parametrizadas as seções para serem apresentadas na Consulta de Prontuário.
Last updated
Was this helpful?
Cadastro onde são parametrizadas as seções para serem apresentadas na Consulta de Prontuário.
Last updated
Was this helpful?
Na tela de prontuário temos ao lado direito uma área onde são apresentadas as seções gravadas para o paciente. Este cadastro define as seções, objetos e agrupamentos que serão apresentados neste espaço.
Uma seção do prontuário criada pode ou não ser apresentada no visualizador. Para que ela passe a ser apresentada no Visualizador o primeiro passo é incluir ela no visualizador e vincular ela a um grupo do visualizador:
Selecione a Seção que ainda não esteja no visualizador, depois selecione um Grupo cadastrado ou clique em Cadastro de Grupo para a criação de um novo grupo e acione a opção Gravar.
Será apresentado do lado direito campos referente a seção, porém eles podem ter a edição de sua estrutura e conteúdo ajustada.
Com a seção selecionada e os objetos carregados no Visualizador é possível incluir outros objetos da seção, remover objetos ou alterar as posições dos mesmo.
Localize o objeto no visualizador que deseja remover e coloque o mouse sobre ele. Será apresentado um ícone de lixeira. Clique na lixeira para remover.
Será apresentada uma mensagem pedindo a confirmação para exclusão.
Esta exclusão do objeto do visualizador afeta qualquer visualização que venha se ter no visualizador, mesmo que de registros passados.
A remoção não afeta a seção do prontuário onde são inseridos os dados, apenas é removido a apresentação deste objeto do visualizador. No caso do exemplo acima, não faria sentido ter no visualizador o botão Cadastrar Medicamento, apenas faz sentido ter o botão na aba do prontuário referente a seção.
É possível definir a posição dos objetos em relação a margem esquerda (left) e posição em relação ao topo (top) da seção no visualizador.
Para isto clique sobre o objeto selecionando ele, será mostrado brevemente o objeto em uma cor vermelha e será carregado na parte superior da tela as posições que está objeto:
Repare no exemplo acima que o objeto está com valor de 55 posição esquerda (left) e 55 na posição de topo (top).
Se desejamos posicionar o objeto todo a esquerda e no início do topo, basta informar Left = 0 e Top = 0 e clicar em Atualizar:
Repare que o objeto se deslocou para a posição desejada.
Esta aplicação atualiza automaticamente o visualizador que esteja sendo acessado na produção pelos usuários. Portando se pretende conhecer melhor como fazer os ajustes de seções procure fazer em uma seção não em uso para depois aplicar os ajustes em uma seção em produção.
Outro recurso de ajuste de layout do Visualizador possível é em relação a poder determinar a altura por exemplo dos objetos do tipo Textarea no visualizador.
Muitas vezes em uma aba de seção do prontuário é deixado um campo do tipo área de texto (TextArea) na parametrização da criação de seção muito grande e acaba ficando no visualizador grande espaço em branco.
O Visualizador por padrão copia a altura próxima da altura definida na seção para edição no prontuário, mas você pode ajustar esta altura.
Caso o texto digitado na seção pelo profissional no prontuário seja maior que a altura que esta definida para este objeto no visualizador então será criado scroll no campo no visualizador.
Planeje qual conteúdo conterá e busque aproximar as alturas destes campos mais próximas do uso, evitando assim muitos espaços em branco ou uso de scroll.
Também é possível planejar as seções considerando esta questão, ou seja, ao invés de campos TextArea ser usado outros tipos de campos padronizados ou ainda dividir campos para informações diferentes.
No exemplo acima foi definido a altura do campo para 50 pixels.
Neste outro exemplo foi definido a altura do objeto em 100 pixels.
Clientes que usem em todos os computadores que acessarão o prontuário uma resolução de monitor maior podem ativar uma configuração que aumenta a largura da área do visualizador e assim pode-se utilizar o campo Largura para definição. Note que se ativada a configuração ela irá impactar também na largura da área de seções. Portando antes de realizar a ativação da configuração que altera a divisão de áreas de seções e visualização de histórico efetue testes e ajustes das mesmas de forma que não tenha impacto na visualização pelos profissionais.
Você pode copiar uma seção existente criando uma cópia da seção anterior. Este recurso é útil quando você deseja fazer alterações em uma seção, incluindo ou excluindo campos, evitando a necessidade de ter que construir do zero toda uma nova seção do prontuário.
Para iniciar a cópia primeiro crie uma nova seção no cadastro de seção:
Em seguida na tela de parametrização do Visualizador selecione a seção origem e acione a opção Copiar Seção:
Selecione na tela de copiar seção em Para a nova seção que acabou de criar e clique em Gravar.
Depois disto recarregue o formulário de parametrização do visualizador com a tecla F5 e verifique no campo Seção que passou a aparecer esta nova seção:
Selecione a nova seção criada e faça a configuração desejada de objetos desta seção para o visualizador:
É possível ser criado uma seção que contenha um botão que chamará o editor de imagens e depois se ser gravada ser apresentada na consulta de prontuário.
Para isto é necessário que no cadastro de objetos de seções exista parametrização: Tipo de Objeto: Botão Função: Deve ser informado o local onde a imagem base para edição esteja armazenada, por exemplo: #IMAGEM#[Endereço da instalação da aplicação]\App_Data\ImagensPEP\ImagensPEP\[Nome da Imagem]
Após ter cadastrado a seção contendo o objeto Botão e parametrizado no construtor de seção a mesma, deverá ser criado no Visualizador de seções o vínculo:
Caso seja gravada uma seção que contenha o objeto Botão com a função #IMAGE# será apresentada a imagem na consulta / visualizador de prontuário:
Para saber sobre o editor de imagens padrões no prontuário, .