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  1. MÓDULOS
  2. PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

Prontuário

O Prontuário Eletrônico é destinado aos médicos e outros profissionais de saúde para a consulta e registro de informações de saúde dos pacientes.

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Last updated 4 months ago

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Prontuário com Assinatura Digital

Registre as informações sobre a saúde do paciente e emita receitas de medicação, atestado, solicitações de exames e outros documentos com assinatura digital padrão ICP-Brasil e disponibilize o acesso online dos documentos ao paciente.

Assinando Documentos

A partir da versão 070 - Nov/20 criamos nova funcionalidade que permite que sejam visualizados e assinados múltiplos documentos. No entanto para que isto ocorra abrimos cada documento em uma aba especifica do navegador e poderá ocorrer bloqueio do navegador de POP-UP. Desta forma pode ser necessário habilitar este recurso: Google Chrome: https://support.google.com/chrome/answer/95472?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR Firefox: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/bloqueador-de-pop-up-excecoes-e-solucoes-de-problemas Caso utilize outros navegadores da mesma forma deverá verificar este procedimento para que a rotina de visualização e/ou assinatura digital múltipla de documentos funcione adequadamente caso apresente problemas.

Após acionar a opção Gravar e Imprimir será apresentada tela com as seções gravadas e status das mesmas, sendo se está Assinado ou Liberado no Portal do Paciente para seu acesso.

Selecione a seção ou seções que deseja assinar e clique em Assinar.

Esta opção Assinar depende de estar configurado para o profissional no seu cadastro o certificado digital A1.

Na tela seguinte informe o PIN do certificado digital e clique em Assinar. Em seguida para ter acesso aos documentos assinados clique em:

Portal Valida

No Portal Valida da Moderna paciente, farmácias, empresas e terceiros poderão ter acesso aos documentos com assinatura digital através de leitura do Qr Code ou informando o código de validação que foi impresso no documento.

O portal valida é acessado geralmente através do endereço: https://(seu endereço do modernanet)/valida

Certificado E-CPF A1

Para que seja habilitado o processo de assinatura digital no prontuário é necessário que o profissional efetue aquisição de certificado digital E-CPF A1 junto as empresas credenciadas e certificadoras como por exemplo Serasa, Certign e outras e seja vinculado o arquivo ".pfx" obtido no cadastro de médicos/profissionais na opção Certificado A1 e ativado configuração para o formulário do prontuário de uso de certificado digital para assinaturas digitais.

Validação de Assinatura Digital

Os documentos assinados digitalmente no prontuário eletrônico podem ser verificados nos sites oficiais do governo e atendem as normas legais, inclusive para emissão em telemedicina de receitas, atestados, solicitação de exames e outros impressos que são fornecidos ao paciente ou a terceiros.

Validadadores ITI - ICP Brasil

https://assinaturadigital.iti.gov.br/farmaceutico/

https://verificador.iti.gov.br/verifier-2.5.2/

Liberar p/ Paciente

Quando o usuário clicar em Liberar p/ Paciente, abrirá a tela com o Telefone Preferencial do Paciente para que o Médico confirme e/ou edite o telefone a ser enviado.

Fila de Paciente

Acesse a aba Fila de Pacientes para verificar os pacientes a serem atendidos ou em atendimento.

Os campos na parte superior são utilizados para efetuar-se filtro de registros que serão mostrado na lista inferior:

Campo

Conteúdo

Data Base

Mostrará os pacientes com data igual a data base informada.

Classificação

Usado geralmente nos atendimentos de pronto atendimento para filtrar registros de acordo com classe de priorização.

Situação

Médico/Profissional

Seleção de registros apenas para o profissional selecionado. Ao selecionar marcar o campo Apenas deste médico. No Cadastro de Médico/Profissional é possível definir na aba prontuário para que este campo seja carregado de forma automática com o profissional do login relacionado.

Tipo de Paciente

Seleção de pacientes de acordo com o tipo conforme registro efetuado no atendimento.

Apenas deste médico

Caso no cadastro do médico/profissional estiver marcado na aba prontuário este campo, trará marcado esta opção e já preencherá o campo Médico/Profissional.

Incluir atendidos nesta data

Após a baixa de atendimento os paciente relacionados não serão mais carregados por padrão, podendo ser marcado este campo para que estes também sejam listados.

Apenas especialidade deste médico

Se marcado trará na lista apenas os pacientes que a especialidade relacionada ao atendimento sejam a mesma do profissional.

A opção PS será habilitada apenas quando o cadastro do Médico estiver definido como PS.

Ao selecionar a opção PS, desmarca a opção "Apenas Esse Profissional", mesmo que no cadastro de Médico esteja a opção "Apenas este Medico".

Quando retornar para Ambulatório/PS, deverá verificar a opção "Apenas Esse Profissional", de acordo com o cadastro de Médico.

Para atualizar a lista de pacientes clicar em Pesquisar.

Caso esteja posicionado nesta tela a um certo tempo o sistema efetua uma atualização automática da lista de pacientes a cada tempo, mostrando uma breve mensagem Carregando e atualiza os dados.

Dados da Lista de Pacientes

Na lista de pacientes na primeira coluna o sistema apresenta uma cor:

Cor

Informação

Branca

Paciente que foi agendado e registrado o atendimento mas que ainda não teve atendimento/registro de prontuário efetuado pelo médico/profissional.

Amarelo

Paciente registrado o atendimento mas que não teve ou foi relacionado a um registro de agendamento.

Azul

Paciente já teve algum atendimento/registro de prontuário mas ainda não ocorreu a baixa de atendimento.

Vermelho

Paciente agendado como encaixe.

Cores Fila de Paciente

Ao visualizar a fila de atendimento, é possível identificar os pacientes através de cores, que facilitam a identificação de prioridade, ou mesmo a situação destes pacientes.

Abaixo alguns exemplos de como podemos utilizar essas cores

  1. Conforme Agendamento

  1. Atendimento Finalizado

Quando o atendimento é realizado / gravado prontuário pelo profissional, estes atendimentos serão exibidos em Azul.

Coluna ONLINE

A coluna ONLINE informa se o atendimento será não presencial, portanto um atendimento de telemedicina. Esta informação é relacionada ao procedimento que foi agendado, por exemplo: No cadastro de procedimento da agenda é informado para o registro TELECONSULTA CLINICA MÉDICA que trata-se de um atendimento online.

Para abrir o prontuário de um paciente clique duas vezes sobre uma linha da lista.

Será apresentado de acordo com parametrizações de sua instalação os pacientes seguindo uma ordem, primeiro são apesentados os pacientes que já fizeram check-in/registro e ainda não foram atendidos pelo profissional que são geralmente os que serão chamados, depois os pacientes que tem agenda na data e ainda não chegaram ou não houve o registro de atendimento e depois os paciente já atendidos.

Os pacientes que ainda não foram atendidos serão apresentados em ordem pelo horário de sua agenda e não pelo horário de chegada e ao lado em data / hora início é possível observar os horários que foram registrados no sistema.

Os pacientes que tem agenda e ainda não foram registrados serão apesentados em ordem de horário da agenda.

Chamar no Painel ao selecionar Paciente na Fila

Ao selecionar o Paciente na Fila de Paciente é possível chamá-lo no Painel clicando duas vezes. Para isto é necessário ativar a Configuração por Formulário conforme abaixo:

Quando a configuração PEP2200000_CHAMAR_PACIENTE_PAINEL estiver ativa seguirá o processo abaixo:

  1. Ao selecionar o Paciente na Fila de Paciente e clicar duas vezes aparecerá a mensagem:

2. Ao clicar em SIM, verificará se já possui Sala/Guichê selecionados. Caso não exista, exibirá a tela para selecionar:

3. Adicionará a Senha do Paciente no Painel apenas se tiver realizado o check-in e carregará os dados do Paciente para Aba Prontuário.

Tela Principal do Prontuário

A tela principal do prontuário possuí informações organizadas em algumas áreas. Algumas opções para serem apresentadas ou a forma que são apresentadas requerem parametrizações específicas:

1 - Pesquisa do Paciente

Quando você seleciona um registro da fila o sistema já carrega os dados do paciente referente ao atendimento pendente. Caso você deseje abrir um prontuário não através da fila, mas pesquisando no banco de dados, existem 3 formas para adotar:

  • Digite um número de registro no primeiro campo.

2 - Foto e Dados do Paciente

Caso no cadastro de pessoa física exista uma foto gravada para o paciente que será apresentada no canto superior direito.

Clique na foto para expandir a imagem:

Ao lado da foto são apresentadas informações do paciente como data de nascimento, idade, sexo, convênio / plano e profissão:

3 - Histórico do Prontuário

Abaixo da foto é apresentado o histórico anterior de prontuário do paciente, onde você poderá utilizar-se de algumas opções para filtro dos registros:

O sistema traz como opção VINTE, DEZ, SETE ou TRÊS ÚLTIMOS registros de prontuário do paciente e logo abaixo a lista de cada um dos registros existentes. Efetuando uma seleção será apresentado os registros correspondentes ao filtro aplicado. Você poderá ainda navegar pelas opções utilizando as opções << ou >>.

Não trazemos todos os registros de uma vez para evitar lentidão na carga inicial da tela nos casos de pacientes que possuam muitos dados, no entanto se você por exemplo carregar os últimos 20 registros e for acionando o scroll ao chegar no final e existir mais registros será efetuada nova busca no servidor e trazido os 20 próximos registros.

Nesta opção você poderá filtrar para trazer apenas os registros vinculados ao agrupamento desejado. Esta lista de agrupamento é informada através de parametrizações nos cadastros de seções.

Ao selecionar um agrupamento é efetuado a apresentação apenas das seções que correspondam a seleção. Por padrão o sistema traz (Todos). Este recurso é útil quando se deseja observar apenas os registros de prontuário vinculados por exemplo a RECEITAS emitidas ao paciente.

O histórico do paciente é apresentado em ordem decrescente de registros e a cada registro de atendimento que esteja gravado é apresentado a opção destacada acima para carregar os dados para as abas principais do prontuário e poder editar, se disponível o acesso para esta função e os dados de data e hora que foi efetuado o registro no prontuário, sigla do tipo de atendimento, local do atendimento, nome do médico/profissional e Especialidade.

Na opção Especialidade, o combo carrega as especialidades como padrão, posiciona a especialidade padrão do Médico e permite alteração.

Acima destes dados será apresentado as seções gravadas para este registro de prontuário, sendo que no canto esquerdo teremos o nome da seção, no canto direito o nome do agrupamento de seção e logo abaixo o conteúdo gravado.

A opção destacada acima mostrará os registros das seções abertos, com o conteúdo das seções ou fechado apenas com as indicações das informações de data, profissional e cabeçalho da seção.

A posição dos campos de cada seção assim como altura e largura de alguns objetos neste visualizador é possível de serem parametrizados em Visualizador de Seções.

O sistema trará no Visualizador do Histórico do Prontuário as informações registradas referente seções do tipo normal e mais as seções parametrizadas vinculando aos tipos Anexos, Laudos e Prescrição.

Nas informações de Anexos e Laudos é possível acessar diretamente as informações correspondentes na tela específica, através de clique no ícone de imagem no início da informação do histórico listado.

4 - Cronômetro

Recurso opcional que pode ser usado pelo médico / profissional para visualização de contagem de tempo. Ao clicar em Play inicia a contagem do tempo, Stop para a contagem e Recomeçar irá reiniciar a contagem. Os dados deste objeto não são gravados, servem apenas para mostrar o tempo decorrido, sendo que a cronologia do tempo de atendimento é gravada de acordo com o momento que se inicia efetivamente o atendimento até ocorrer a baixa.

  • Ao selecionar um paciente na tela Prontuário antes de mostrar Alergias ou Observações Médicas, iniciará o cronômetro.

  • Ao mudar de paciente iniciará novamente o cronômetro.

  • Quando acionado o botão Novo, o cronômetro será parado.

4 - Copiar Seção Anterior

Antes dos botões do cronômetro poderá haver a opção Copiar Seção Anterior.

Para utilizar este recurso se posicione em uma aba de seção e ao clicar nesta opção será copiado para a seção atual os dados da última seção correspondente a mesma anterior relacionada ao Paciente.

Quando a configuração 2200000, sequência 104 estiver ativa, será aberto uma tela para seleção de qual data / profissional deseja realizar a cópia. Nesta tela , serão exibidos todas os registros de prontuários relacionados ao paciente

Para melhor restrição do que será exibido é possível ativar as parametrizações adicionais : - Limitar a quantidade de dias que será apresentado, utilizando a configuração da tela (botão engrenagem) , ativar a configuração "Quantidade de dias Retroativos para Copiar a Seção" - Apresentar apenas os registros que possuam as categorias vinculadas ao usuário logado . Para isso, ativar a configuração 2200121, sequência 1

4 - Baixa Atendimento

Esta opção será apresentada nos casos para que seja possível efetuar a baixa de atendimento a partir da tela do prontuário de forma mais ágil ao invés de se efetuar a partir da opção do menu.

Para isso informe nas configurações por formulário do Prontuário Eletrônico o Motivo de Baixa padrão a ser considerado.

Poderá ainda ser parametrizado através da Configuração do Formulário "Pedir confirmação quando aciona opção Baixa Atendimento", para que seja apresentado uma mensagem de Confirmação antes de realizar a Baixa Automática

Desta forma, quando esta configuração estiver ativa, será apresentando mensagem conforme imagem abaixo, questionando ao profissional a realização da baixa.

Quando a Configuração por Formulário “Obrigatoriedade de campos na Baixa de Atendimento” estiver ativa e campo Controle preenchido, será obrigatório preenchimento dos campos informados para Baixa do Atendimento.

No campo Controle da Configuração, deverá informar os dados que serão obrigatórios na Baixa, podendo ser mais do que um: Exemplo : IDSECAO* IDPRTPCONTROLECONTROLEOBJ // IDSECAO IDPRTPCONTROLECONTROLEOBJ // IDSECAO IDPRTPCONTROLE*CONTROLEOBJ

Na configuração da seção, estes objetos não poderão estar como obrigatórios, para não serem validados no momento da gravação.

Ao realizar a Baixa do Atendimento, será verificado se a Configuração por Formulário “Obrigatoriedade de campos na Baixa de Atendimento” está ativa. Caso ativa, verificará se as Seções informadas no campo Controle, foram gravadas para o atendimento. Caso exista, verificará se os campos de cada Seção definida no campo Controle, foram preenchidos. Caso não tenham sido preenchidos, sistema exibirá a mensagem: "A Baixa do Atendimento não será realizada. Necessário preencher os campos obrigatórios na Seção XXXX para realização da Baixa".

5 - Botões de ação

Botão de Ação

Função

Gravar

Grava o registro de seções de prontuário que tenham sido editadas.

Novo

Limpa dados da tela.

Relatório

Aciona nova tela onde é possível visualizar em formato de relatório PDF as seções gravadas, assinar digitalmente as seções e/ou liberar o acesso das seções no Portal do Paciente como no caso por exemplo de receitas de medicamentos e atestados.

Painel

Quando utilizado o módulo de Check-in / Painel de Chamadas será aberta nova tela para efetuar o envio de chamada do paciente aos painéis localizadas em sala de esperas para os atendimentos presenciais.

Vídeo Chamada

Quando o atendimento não for presencial e houver parametrizações efetuadas para este tipo de situação, aparecerá esta opção que ao ser acionada abrirá nova tela onde será possível o médico / profissional verificar se o paciente já esta na sala virtual e iniciar uma vídeo chamada para atendimentos de teleconsulta / telemedicina.

Caso você esteja editando uma seção que contenha vários campos e/ou tenha um tamanho grande na horizontal, a medida que for descendo o scroll e preenchendo os campos, botões se manterão fixos na parte superior para facilitar o acesso aos mesmos.

6 - Seções do Prontuário

Na parte central inferior é onde são carregadas em abas as seções padrões para preenchimento no prontuário e ao final das abas haverá opção para acessar e incluir no registro corrente seções complementares:

As seções que devem já ser carregadas sempre ao abrir um prontuário ou as que devem não ser carregadas de imediato em abas ao iniciar um prontuário são definidas no cadastro de seções.

Evite de deixar muitas seções todas carregadas inicialmente, parametrize apenas seções que são utilizadas em todos os atendimentos como não complementar ou muito utilizadas para evitar de sobrecarregar a tela com abas desnecessárias e ainda ao gravar criar registros desnecessários no histórico de prontuário.

Ao selecionar uma seção complementar para ser inserida no prontuário ela irá aparecer apenas no registro selecionado do paciente como uma nova aba após as seções padrões.

As seções do prontuário são parametrizadas através de cadastros diversos por profissionais em configurações do sistema, podendo haver também layout personalizado. Desta forma cada profissional poderá ter acesso a seções específicas de acordo com sua especialidade.

Mensagem de Gravar

Quando você inicia uma edição de dados de uma seção e antes de clicar em Gravar efetua algumas operações que possam levar a perder os dados que estavam sendo preenchidos, como por exemplo quando:

  • Fechar o Formulário no X no canto superior direito.

  • Trocar o paciente ativo na tela informando outro registro ou efetuando pesquisa do paciente.

  • Carrega outro paciente a partir da Fila.

  • Clica em Novo para limpar a Tela

O sistema lhe mostrará uma mensagem alertando se deseja gravar a edição que iniciou em seções:

Clicando em Gravar os dados em edição serão gravados e Sair será desconsiderado o processo de gravação de dados que não tenham sido gravados até o momento.

Outro recurso existente também é a mensagem que poderá aparecer:

Esta mensagem é um alerta sobre um determinado tempo que a tela esta aberta do prontuário sem efetuar gravação. Uma queda de energia por exemplo poderá gerar perda de dados em edição. Se estiver editando dados e clicar em Gravar os dados serão salvos.

Você pode parametrizar em Configurações por Formulários para aparecer esta mensagem para grupos e usuários específicos e de quanto em quanto tempo:

Fechar o Navegador

Quando você estiver usando por exemplo o navegador Chrome e estiver na aba do navegador com o formulário do Prontuário ativo e clicar no X da aba do navegador para fechar a aba, poderá ser apresentado mensagens pelo Navegador para confirmar que realmente deseja sair e que alterações feitas caso existam podem não ser salvas.

Esta é uma função do Navegador como uma segurança a mais para que lhe alerte sobre possível perda de dados que possa estar editando. O Navegador não sabe se você está editando, a mensagem é apresentada independente de verificação da edição. As vezes poderá aparecer mensagens diferentes, mas o conceito é o mesmo um alerta.

As vezes poderá aparecer a mensagem junto ao alerta: Impedir que esta página crie caixas de diálogos adicionais

Se você marcar este campo e Sair, então poderá parar de aparecer a mensagem de alerta e retornar caso reinicie o navegador.

Gravar CID no Atendimento

Na baixa de atendimento e na solicitação de exames você terá o campo CID relacionado ao atendimento a ser informado. É possível automatizar este processo através de ser informado o CID em um campo da seção do prontuário e mediante parametrização ser trazido esta informação na Baixa de Atendimento e Solicitação de Exames automaticamente.

Nas parametrizações de seções deve existir campos para pesquisa do CID.

Para o CID Principal necessário ativar a configuração 2200000, seq 23 e no controle informar o Código Interno da Seção + o Código Interno do Objeto Pesquisa, referente ao CID da seção (separados por virgula), podendo ser informado mais de uma seção que contenha o preenchimento do CID Principal no prontuário para que o mesmo preencha automático na baixa de atendimento esta informação sem ter que ser informado novamente.

Por exemplo: Você tem 2 seções no prontuário, sendo uma ficha de atendimento de ambulatório e outra ficha de atendimento de pronto atendimento. Em ambas as seções tem o campo CID Principal, então você deverá informar no controle da configuração as 2 seções para que quando for informado um CID pelo profissional em qualquer uma das seções seja considerado este CID na baixa de atendimento de forma automática. O formato a ser informado no controle da configuração deve ser algo como: 1,8;40,331 onde cada seção é separada por ";" e o ID da seção e do campo é separado por ",".

Uma das formas de você poder saber qual o ID da seção e o ID do campo da seção que consta o CID que será configurado é através da rotina de Cadastro do Visualizador de Seções, por exemplo:

Os campos que conterão o CID provável que sejam do tipo Texto então selecione a seção que contém o campo CID desejado, depois selecione Objeto Texto. Localize o campo que esteja criado referente o código do CID. Repare que ao clicar sobre o campo é destacado em vermelho no visualizador o campo. Então repare na parte superior do formulário e identifique os campos ID SEÇÃO e ID OBJETO. No exemplo acima para efetuar a parametrização no controle da configuração seria informado 40;331.

Quando ativa esta configuração ao realizar a gravação da seção, o CID Principal informado no prontuário será armazenado no registro de atendimento e já será carregado na tela de baixa do atendimento e/ou solicitação de exames:

Cid Secundário

Da mesma forma caso utilize CID secundário no prontuário e deseje que seja carregado automático para o registro/baixa de atendimento e/ou solicitação de exames deve-se ativar e parametrizar configuração 2200000, seq 69 usando o mesmo conceito descrito para a configuração do CID Principal.

Agendamento

Caso um profissional esteja com um paciente selecionado no prontuário e seja acionado a rotina de agendamento, após selecionar a agenda desejada para agendamento por exemplo de um retorno quando o próprio médico esta marcando a próxima agenda o paciente já será carregado na tela abaixo automaticamente.

Esta funcionalidade poderá ser desativada para todos os usuários ou apenas para alguns usuários através da configuração existente:

Questionário Agenda Online

Caso o atendimento seja referente a um agendamento que tenha sido feito online no Portal pelo Paciente e existiu questionário de pré-ficha parametrizado para ser apresentado e respondido, ao carregar um paciente no prontuário pela Fila ou pesquisar um atendimento relacionado será disponibilizado os dados do questionário em nova aba para que o médico/profissional possa consultar estes dados antes, durante ou após o atendimento.

Os questionários a serem apresentados ao paciente no agendamento do Portal são parametrizados em Questionário Genérico e vinculados ao Procedimento da Agenda.

Vídeo Chamada por Sala

A vídeo chamada por sala é um recurso contratado a parte do módulo de prontuário para atendimento online de teleconsulta / telemedicina. Quando licenciado é enviado ao paciente no e-mail de confirmação de agendamento um link para que ele acesse uma sala virtual.

Na data e horário agendado o médico profissional verifica na fila de pacientes o atendimento a ser realizado que aparece destacado na fila como SIM na coluna ONLINE.

Se a parametrização do procedimento estiver ativa para atendimento online e houver o licenciamento pela Moderna para o serviço de vídeo chamada por sala, será mostrado o botão de ação para iniciar o processo pelo lado do médico:

Ao clicar na opção Vídeo Chamada uma tela se abre no canto superior direito onde aparecerá mensagem se o paciente ainda não acessou o link que lhe foi enviado para entrar na sala ou se já acessou o link e esteja aguardando na sala.

Por padrão somente o médico/profissional pode iniciar a vídeo chamada que somente deverá ser iniciada caso a mensagem seja de que o paciente já está na sala aguardando. Se o paciente não entrou na sala ainda, você poderá fechar a janela e a posterior clicar novamente em Vídeo Chamada para verificar se o paciente já entrou na sala.

Termo de Consentimento

Efetuamos alterações nos Termos do Paciente. Anteriormente o paciente apenas marcava um campo na tela de entrada na sala e lhe era apresentado um termo padrão, a partir da versão de 6.x08.020 - jun/20 agora ao entrar na sala é apresentado o termo que você tenha parametrizado previamente e que obriga o paciente a concordar com o termo e ao concordar ou não é gravado log de sua opção vinculado ao seu cadastro de pessoa física.

Tecnologia da Vídeo Chamada por Sala

Para a vídeo chamada por sala não utilizamos plataformas sociais ou outros programadas externos desconectados do prontuário, sem níveis de segurança mais abrangentes que acabam por permitir a identificação e localização das chamadas.

Utilizamos tecnologia de streaming desenvolvida com criptografia peer-to-peer (ponta a ponta) para maior Privacidade e Segurança onde somente o profissional participante e o paciente tem acesso aos áudios e imagens que estão trafegando. Nem nós temos acesso.

Lembrando que este recurso de vídeo chamado por sala integrada ao prontuário é liberado aos Clientes através de contratação adicional. Consulte a Moderna para maiores informações.

Vídeo Chamada pelo Whatsapp

Como alternativa ao processo de Vídeo Chamada por Sala que possui maior segurança e melhor funcionalidade, mas que tem custo adicional pelo uso, pode-se utilizar todas as funcionalidades descritas referente ao prontuário, porém utilizar-se para Vídeo Chamada o Whatsapp, que não tem custo adicional (enquanto o Facebook não cobrar pelo serviço), mas requer que o médico/profissional efetue a vídeo chamada a partir de um celular com esta ferramenta de comunicação, passando a fazer e a ver a vídeo chamada no celular enquanto acessa e registra dados de prontuário no computador.

Para o uso da vídeo chamada por Whatsapp acesse o ModernaNet em seu celular, abra a opção consulta agenda e clique no botão para iniciar a vídeo chamada para o celular do paciente.

Editor de Imagens

É possível ser criado nas configurações do prontuário uma seção que conterá um objeto Botão com uma função que apresentará um botão para o editor de imagens:

Ao clicar no botão será apresentada a imagem previamente configurada para ser editada:

Este recurso permite que você defina diversas imagens padrões por exemplo do corpo humano para que possam ser editadas incluindo marcações e anotações.

Explore os recursos do editor como por exemplo criar uma área quadrada, retangular, oval ou inserir textos sobre a imagem padrão, que serão gravadas relacionadas ao atendimento do paciente e apresentadas para consulta conforme parametrização no visualizador do prontuário:

A Configuração por Formulário "Parametrizações Objeto Editor de Imagem" quando ativa e informado valor no campo Controle, permite parametrizar o Editor de Imagem. Exemplo: Como padrão a cor Preto, Espessura da linha 1, Tamanho de letra 14 e Tipo de letra Arial No campo Controle deve incluir: { "MODE": "PENCIL", "LINEWIDTH": 1, "FILLSTYLE": "#000000", "STROKESTYLE": "#000000" , "FONTSIZE": "14", "FONTFAMILY": "ARIAL", "FONTBOLD": "FALSE", "FONTITALIC": "FALSE", "FONTUNDERLINE": "FALSE" }

Alergias

Parametrize os Cadastros referente Alergias e registre as informações em Alergias do Paciente para que ao selecionar um registro no prontuário seja apresentado alerta com a informação:

Observações Médicas

É possível incluir Observações Médicas no prontuário do paciente que ficarão relacionadas de forma geral ao paciente, igualmente a alergias e caso seja selecionado um paciente que possua registros de observação será apresentada a tela com as informações cadastradas ao profissional:

Alertas

Ao efetuar a pesquisa de um paciente o sistema verifica no cadastro de pessoa física se existe Alertas cadastrados para a pessoa como Aviso Importante ou Restrição com vigência na data atual.

Caso exista será apresentado no prontuário a tela com os dados cadastrados de alertas vinculado a pessoa física.

Integração com Terceiros

É possível ativar botões que fazem integração com sistemas de terceiros. Quando se ativa configurações e for parametrizado dados de login e senha no Cadastro de Usuário:

Após ativar configurações do formulário e login e senha das aplicações de terceiros no cadastro de usuários será ativado na tela do prontuário botões (Zeiss, Sivoe ou Pacs) que farão a chamada do sistema de terceiro passando parâmetros.

Entre integrações possíveis homologadas temos Zeiss, Sivoe e Pacs, no entanto pode-se parametrizar outras integrações mediante ativação das configurações, onde é informado o caminho e acrescido na chamada a informação parametrizada no Cadastro de Usuários.

Assinatura do Médico

Ao realizar a geração do PDF a partir do Telerik, será verificado se há um objeto de imagem chamado "ASSINATURA_MEDICO". Caso tenha, será considerado a imagem de assinatura do médico que gravou o prontuário.

Histórico de Versão

Versão

Mês/Ano

Adequação

46.000

Jan/25

Aba Fila de Pacientes Incluído no rodapé as legendas: Branco - Atd sem Agenda Amarelo - Atd Agendado

Salmão - Atd Encaixe Azul - Atd Realizado Verde - Agendado sem Atd

40.000

Jun/24

40.000

Jun/24

Botão Imprimir - Liberar p/ Paciente Adequado rotina para ao clicar em Liberar p/ Paciente, apresentará tela carregando o Telefone Preferencial do Paciente para que o Médico confirme e/ou edite o telefone que será enviado.

40.000

Jun/24

Categoria do Usuário logado Ajustado rotina para quando Categoria do usuário logado estiver vinculada com setor "Todos", o setor que não tiver Categoria vinculada acessará a que está com setor Todos. O setor que tiver Categoria vinculada, entrará no que está para esse setor.

39.000

Mai/24

39.000

Mai/24

Adequado a geração do PDF com base no relatório customizado para verificar se há um objeto de imagem chamado "ASSINATURA_MEDICO" Caso tenha, será considerado a imagem de assinatura do médico que gravou o prontuário.

32.000

Out/23

30.000

Jul/23

Incluído opção para listar apenas "PS", na seleção de Tipo de Paciente.

28.000

Jun/23

1. Alterado na parte lateral (onde tem a foto do paciente), para apresentar o último Convênio / Plano padrão do paciente (quando não existir carregará o último do paciente) O campo foi alterado para Convênio / Plano Padrão. 2. Na cortina onde exibe os dados do atendimento (carteirinha do convênio), apresentará o Convênio / Plano referente ao atendimento atual selecionado.

26.000

Mar/23

Visualizador

Implementado para as opções de Anexo e Laudo no botão de "edição" a funcionalidade para abrir em nova aba, respectivamente, as telas de Anexos (CFG0001620) e Consulta Laudo (LAU0001600), carregando o paciente/anexo/laudo já posicionado. Implementado o posicionamento automático nos registros selecionados, assim como, o download do Laudo.

Incluso na opção do Anexo a descrição do Tipo de Anexo: Título / Tipo / Nome do Arquivo.

25.000

Fev/23

Visualizador

Incluído a Especialidade Principal do Médico / Profissional, onde onde é apresentado a Data / Nome do Médico. Na opção Especialidade, incluído um combo, carregando as especialidades como padrão. Será posicionado a especialidade padrão do Médico e permitirá alteração.

24.000

Jan/23

24.000

Jan/23

23.000

Dez/22

22.000

Nov/22

Cópia de Seção Anterior

Criado parametrização para habilitar opção de qual registro deseja realizar a cópia

19.000

Ago/22

Fila de Paciente Alterado o conceito do filtro de "Ambulatório / PS / Internação", para existir duas opções:

o Ambulatório/PS (default) Filtrará todos os pacientes que não são de internação e sempre irá considerar a data no query (smpac_datai).

o Internação Filtrará todos os pacientes que são de internação, considerando o campo SMPAC_ESTA_INTERNADO = S and SMPAC_TIPO = I, sem considerar o campo smpac_datai.

A opção de internação será posicionada automaticamente quando o cadastro de médico estiver parametrizado: AMB = N / PS = N / INT = S, caso contrário será checado a opção de "Ambulatório / PS".

19.000

Ago/22

Adequada a função de objeto #CARREGA_DADOS_ULTATEND# para "desconsiderar" o período de 7 dias.

14.000

Mar/22

14.000

Mar/22

Fila de Pacientes

14.000

Mar/22

13.000

Fev/22

Inserido o campo Cônjuge na Cortina de Informações do Paciente" (Botão Seta).

12.000

Jan/22

Fila de Paciente Adequada a rotina do botão "Itens", existente no grid, para realizar tratamento dos casos de paciente agendados, ou seja, exibirá também os agendamentos do dia, da pessoa física selecionada (Procedimentos e Procedimentos adicionais).

09.090

Out/21

Incluído o botão "Baixa Atendimento" após botão "Copiar Seção Anterior".

O novo botão será habilitado somente quando paciente ainda não tenha sido baixado.

09.060

Jul/21

Adequado rotina para quando informar o CID Secundário no momento do Atendimento, carregar para as Telas de Solicitação de Exames e Baixa Atendimento.

Necessário ativar a configuração 2200000 seq. 69 no SIMAH e informar no campo Controle o ID da Seção e ID do Objeto.

09.051

Jul/21

Fila de Pacientes Adequado a rotina para quando Usuário logado possuir o vínculo com Médico / Profissional logado, ao marcar/desmarcar as opções de "PS/AMB/INT" existente na tela, atualizará os campos do cadastro de médico.

09.030

Abr/21

Incluído no Visualizador apresentação de próximos registros ao chegar ao final com a rolagem do scroll.

08.070

Nov/20

08.060

Out/20

Alterado nomenclatura do botão Relatório para Imprimir e da aba Seleção Relatório para Seleção Impressão.

08.050

Set/20

08.040

Ago/20

Incluído ao lado da foto do Paciente as informações de data de nascimento, idade, sexo, convênio / plano e profissão e alterado para que o movimento de scroll (rolagem do mouse) no visualizador de histórico seja independente da área de edição de seção.

Efetuado adequações da Fila de Paciente em relação a ordem e pacientes que serão listados.

08.030

Jul/20

Disponibilizado recurso que permite implementar uma seção com recursos de edição e gravação de imagens padrões.

Incluído na Fila de Paciente a coluna Procedimento, após a coluna Evento.

Incluído Alerta de Alergias ao selecionar Paciente.

08.025

Jul/20

Referente ao local para onde o paciente está encaminhado, será posicionado como padrão o que está configurado no cadastro do Médico e/ou o que está configurado no cadastro de Categoria x Status Atendimento - PEP.

Referente ao local para onde o paciente está encaminhado. Será posicionado como padrão o que está configurado no e/ou o que está configurado no .

No caso de atendimentos de eletivos, quando Configuração por Código 2200010 seq. 14 ativa, será possível verificar a classificação de acordo com o agendamento e exibe as cores pré-determinadas pelo sistema: Atendimento sem Agendamento (Branco) Agendamento de Encaixe (Salmão) Atendimento com agendamento (Amarelo) Agendamento sem atendimento (Verde Claro)

Atendimento Finalizado (Azul)

Clique em para pesquisar por registros de atendimentos.

Clique em para pesquisar por pessoa física.

Após selecionar um paciente clique em para consultar mais dados sobre a pessoa e o registro do atendimento:

Criado a "Parametrizações Objeto Editor de Imagem" para quando ativa e informado valor no campo Controle, será utilizado para parametrizações do Editor de Imagem.

Criado a “Obrigatoriedade de campos na Baixa de Atendimento” para quando ativa e campo Controle preenchido, será obrigatório preenchimento dos campos informados para Baixa do Atendimento.

Adequado rotina para apresentar o conteúdo do campo "Observações" da , no visualizador do Prontuário.

Adequado rotina para quando a 2200010 seq. 39 estiver ativa, ao gravar o PEP, e a função do profissional logado é Médico, o sistema irá alterar o médico do atendimento para o médico logado que fez a gravação do prontuário.

Fila de Pacientes Criado a "Permitir acessar Prontuário Bloqueado por outro Profissional" que quando ativa, ao selecionar paciente de outro profissional, apresentará a mensagem: "Prontuário com Status Bloqueado por XXX, deseja desbloquear e acessar?"

Criado a "Pedir confirmação quando aciona opção Baixa Atendimento" Quando ativa, irá questionar o profissional se deseja prosseguir com a Baixa do Atendimento

Visualizador Ajustado filtro do agrupamento, para considerar a seção especifica de

Criada a "Checkbox PS" que quando ativa, ao marcar o checkbox PS, não será alterado o conteúdo do campo "Apenas deste Profissional".

Criado a "Alertas da Pessoa Física" que quando INATIVA exibirá a tela Alertas / Restrições da Pessoa Física. Quando ATIVA, não exibirá a tela.

Criada a "Cortina de Informações Aberta" que quando ativa irá apresentar a Cortina de informações do paciente aberta. Ao selecionar outro paciente, a cortina irá continuar aberta com as informações.

Incluído referente a edição de seções sem gravação do prontuário.

Ao selecionar o Paciente e/ou Pessoa Física, o sistema verifica se possui configurados como Aviso Importante ou Restrição. Caso exista, exibirá a tela para visualização.

Ao selecionar um paciente será ativado automático a contagem de tempo do .

Alterado para que o CID informado em seções do prontuário seja carregado automático na , podendo ser informado na configuração de integração mais de uma seção que contenha a informação.

Alterado para que ao realizar o scroll vertical nas seções os gravar e outros sempre fiquem visíveis, independente do tamanho da seção.

Nova função disponível para permitir .

Ao carregar uma Pessoa ou ao entrar no Prontuário já com uma Pessoa selecionada, o sistema mostrará cadastradas.

Incluído informações de Telefone e E-mail do paciente, juntamente com a .

Criado a configuração para quando estiver ativa, permita selecionar o Paciente na Fila de Paciente clicando duas vezes para chamá-lo no Painel.

Cadastro do Médico
Cadastro de Categoria x Status Atendimento - PEP
Configuração por Formulário
Configuração por Formulário
Solicitação de Exames
Configuração por Código
Configuração por Formulário
Configuração por Formulário
Solicitação de Exames
Configuração por Formulário
Configuração por Formulário
Configuração por Formulário
mensagem de alerta
Alertas
cronômetro
baixa de atendimento
botões
Copiar Seção Anterior
Observações Médicas
Foto e Dados do Paciente
PEP2200000_CHAMAR_PACIENTE_PAINEL
Fila de Paciente
Paciente informa o código de localizador do agendamento
É apresentado o Termo cadastro em Termos do Paciente
Ao clicar em Concordo ou Não Concordo é gravado o Log
Editor de Imagem
Parametrizações no Cadastro de Usuário para Integração
Parametrizações de configurações do formulário do Prontuário
Assinatura do Médico