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  1. MÓDULOS
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Atendimento

Rotina onde é efetuado pela recepção o registro de pacientes que passarão em atendimento ambulatorial ou pronto atendimento.

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Selecionar Sala/Guichê

Ao acessar a opção Atendimento a primeira tela que será apresentada se refere a localização da sala/guichê onde a atendente estará, de forma a permitir que ao chamar um paciente no painel e/ou gravar informações de recebimentos de particulares, possa o sistema relacionar o registro ao painel de chamadas e/ou efetuar o controle de caixa correspondente:

O sistema já identifica o setor do usuário e lista as salas/guichê e filas vinculadas. Selecione os registros correspondentes a localização e acione a opção gravar.

Em seguida será aberta a tela de atendimento, onde na parte superior existe a opção Guichê que se acionada chamará a tela anterior Selecionar Sala para alteração se necessário da localização da atendente.

Se você usa a rotina de Totem, o paciente ao chegar no estabelecimento terá seu check-in realizado, sendo no exemplo acima apresentado paciente com agendamento para a data e atendimento de consulta. Efetuado o check-in o paciente ficará pendente de chamada na fila do atendimento.

Chamada do Paciente

Para acessar a fila de pacientes a serem registrados, você deverá acionar a opção Fila na tela de atendimento.

O sistema mostrará dados da sala/guichê que estará vinculado o atendimento e apresenta campos previamente configurados e relacionados a sala/guichê, totem e painéis.

Você poderá pesquisar pacientes Pendentes (que ainda não foram chamados), Chamada (que já foram chamados más ainda não registrados) ou com Senhas Baixadas (que já foi registrado o paciente ou baixada a senha sem registro por algum motivo).

Também poderá verificar apenas os pacientes que fizeram check-in no totem como preferencial, não preferencial (Normal) ou Ambos.

Ao clicar no botão atualizar o sistema apresenta a lista de pacientes em espera para chamada com dados da data e hora da agenda, data e hora da chegada, nome se for paciente eletivo, senha gerada, procedimento principal agendado, tipo se preferencial ou normal e número de ações realizadas com este registro da fila.

Ao clicar sobre o paciente da fila será apresentado informações sobre o mesmo e apresentado opções de ações que poderão ser realizadas:

Opção

Ação

Check-in

Se acionada permite a partir deste ponto abrir a tela do totem para realizar um check-in.

Chamar

Se acionado irá enviar para o painel de chamadas o dado da senha e/ou paciente para se dirigir ao guichê/sala onde esta o atendente.

Rechamar

Após efetuar a chamada e o paciente não aparecendo na sala/guichê é possível chamar novamente o paciente.

Baixa Senha

Se o paciente não aparecer após diversas chamadas é possível baixar a senha para que não fique mais pendente na lista da fila, ou então caso o paciente apareça para o atendente mas não será realizado o registro neste momento da mesma forma pode ser baixada a senha informando o motivo correspondente.

Encaminhar

Os registros de pacientes ficam associados a situação de atendimento (status) no controle de fila de prontuário, podendo no caso de paciente ter sido encaminhado a um local, recepção por exemplo e deveria ter sido encaminhado a outro local (recepção de exames), por exemplo é possível nesta opção fazer o redirecionamento do paciente.

Fechar

Se o paciente comparecer a chamada e for prosseguir com o registro de atendimento esta opção fecha a tela de chamadas e carrega os dados do paciente na tela de atendimento para se iniciar o registro do mesmo.

Caso seja acionada a opção Chamar será apresentado a mensagem conforme tela acima informando que a senha foi adicionada ao painel.

Usando a opção baixar senha acima será aberta nova tela solicitando o motivo da baixa.

A opção fechar é a que fechará esta tela e levará os dados do paciente selecionado da fila para a tela de atendimento.

Registrando o Atendimento

Após acionar a opção anterior Fechar a primeira tela que será apresentada é a de Observações do agendamento, com informações que foram inseridas no momento que foi agendado o paciente se for o caso para orientação do atendente.

Após fechar a tela de observações será apresentado a tela do cadastro de pessoa física do paciente com seus dados pessoais e complementares caso já exista cadastro anterior do mesmo para conferência, alterações ou inclusão quando primeira vez.

Paciente

Este campo ou já estará carregado a partir do processo anterior de localização de pacientes na fila de checkin ou poderá ser efetuado a pesquisa de pessoa física para relacionar a mesma ao atendimento.

Após a pesquisa, inclusão ou alteração dos dados da pessoa física e retornar a tela de atendimento alguns dados vinculados ao paciente já serão carregados.

Convênio

Caso o paciente já tenha registro anterior, será verificado qual convênio esteve vinculado e será apresentada tela de informações de convênio previamente parametrizadas para que seja para que seja observado procedimentos a serem seguidos.

Caso tenha alteração de convênio/plano em relação a atendimento anterior, ao selecionar o novo convênio o sistema apresentará a mensagem: "O último atendimento não foi pelo convênio selecionado. Deseja tornar este convênio como padrão do paciente"? Caso a resposta seja SIM, em todos os locais onde é apresentado o convênio do paciente referente a este registro será considerado este convênio. Caso a resposta seja NÃO, será vinculado este novo convênio ao registro do paciente para todos os efeitos, no entanto na tela do prontuário eletrônico terá o profissional de saúde / médico informação tanto do convênio atual do atendimento como do convênio padrão do paciente.

Este recurso permite por exemplo no caso de um paciente que tem convênio, efetuar um registro para um serviço especifico como particular e desta forma se informado que o particular não é o convênio padrão do paciente, quando retornar será carregado o convênio padrão.

Identificação do Convênio

Campo onde no caso de operadoras de saúde deverá ser informado a matricula do beneficiário, sendo que regras poderão ser aplicadas conforme parametrizações nas configurações de convênios, como por exemplo quantidade de caracteres, dígito verificar ou solicitar dupla digitação deste código.

PS

A diferenciação entre um paciente de atendimento de ambulatório e de pronto atendimento é efetuada através da opção PS existente no canto superior direito da tela.

Se o paciente foi agendado / eletivo a maioria dos dados já estarão carregados na tela e a opção PS não deverá estar marcada, devendo apenas ser revisado as informações e complementado outras informações.

Outras informações

É possível em Bloqueio de Objetos ocultar alguns campos da tela que não pretenda usar.

Preencha os outros campos de acordo com o vínculo a ser realizado com o registro de atendimento e acione a opção Gravar.

Encaminhar Paciente

A tela Encaminhar Paciente será apresentada após a opção Gravar do atendimento e tem por objetivo incluir o paciente na fila de chamadas do Prontuário Eletrônico, onde o médico ou setores terão acesso para prosseguir com o atendimento.

Geração de Itens na Conta

De acordo com parametrizações efetuadas no Cadastro de Procedimentos , o sistema gravará automaticamente na conta do paciente os itens a serem cobrados.

Configurações por Formulário ativas, sistema irá considerar os valores da "Sala e Anestesia". . Anestesia padrão para Lançamento de Procedimentos proveniente da agenda Quando ativa, deverá informar no campo Controle o código da Anestesia que será gravado como padrão ao lançar os procedimentos provenientes da agenda ambulatorial. . Sala cirúrgica padrão para Lançamento de Procedimentos proveniente da agenda Quando ativa, deverá informar no campo Controle o código da Sala Cirúrgica que será gravada como padrão ao lançar os procedimentos da agenda ambulatorial.

Ao realizar o lançamento dos itens provenientes da agenda, sistema verifica o Tipo de Item. Quando Tipo <> P (Procedimento), realizará o lançamento na Conta. Quando Tipo = P (Procedimento), realizará o lançamento em Procedimentos do paciente e ao término dos lançamentos, executará a rotina de Cálculo de Honorário.

Fechamento Conta Particular

Sendo paciente particular será apresentado tela para efetuar o fechamento de conta (recebimento) pelo atendimento previsto, ou no caso de operadoras de saúde será apresentado tela Guias para informar dados sobre a autorização.

Nesta tela de Fechamento de Conta o sistema de acordo com os procedimentos informados no agendamento ou procedimento padrão parametrizado para pronto atendimento apresentará o valor total da conta que deverá ser pago.

Autorização Cartão Débito e Crédito

Se for selecionado opção CARTÃO DE CRÉDITO ou CARTÃO DE DÉBITO e tiver sido contrato junto a Moderna serviço de integração de pagamento eletrônico, será apresentado mensagem para acionar o Leitor de Cartões PinPad.

Acionado o leitor de cartões será transferido para a operadora de cartões as informações de parcelas e valor, será solicitado inserir ou aproximar o cartão do PinPad e seguirá o processo executado pela operadora de cartão, pedindo a senha do cartão, verificação da autorização, apresentação de mensagens na tela e impressão do comprovante.

Você poderá associar ao atendimento/conta um ou mais métodos de pagamento e parcelas para cada método, basta informar os dados na tela e acionar a opção Adicionar. Ao terminar de informar os valores e métodos deverá acionar a opção Gravar para efetivar a gravação dos dados.

Ao acionar a opção Gravar será aberta nova tela para vincular o pagador ao atendimento.

O pagador poderá ser o próprio paciente ou outra pessoa física, bastando alterar o vinculo nesta tela e acionar a opção Gravar.

Esta informação é relevante para geração pelo sistema da DMED anual junto a Receita Federal.

Guias de Convênios - TISS

Quando o paciente registrado for vinculado a convênio poderá ser habilitado rotinas de autorização online de procedimentos no padrão TISS junto às operadoras ou efetuado o processo de autorização manual, quando for o caso, e informado ao sistema os dados da guia de autorização ao final do processo de registro:

A impressão das Guias - TISS ocorre através da abertura de nova tela onde serão apresentadas as guias a serem emitidas:

Ao acionar a opção Imprimir serão geradas as guias:

Pronto. Paciente registrado e encaminhado para atendimento.

Outras Funções

Na parte inferior da tela além da opção para Gravar os dados do registro de atendimento. Novo que limpa a tela, existe outras funções.

Orçamento

A opção orçamento permite consultar um orçamento anterior realizado para o paciente e recuperar estes dados do orçamento para o registro de atendimento. Clique aqui para saber mais sobres esta rotina.

Triagem

A opção triagem apresentará a lista de pacientes que passaram pela triagem da enfermagem no caso de pronto atendimento com a respectiva classificação por cor.

Consulta Agenda

Esta opção permite a partir da tela de atendimento acionar consulta a lista de pacientes agendados e é necessário o uso quando não se utiliza o processo de chamada por fila, permitindo localizar pacientes agendados e vincular o atendimento a agenda correspondente.

Quando o atendimento for iniciado a partir da opção Consulta Agenda, a configuração CFG_GRAVAARQ_AGE_CONTA_INFO estiver ativa e houver anexos na agenda, fará com que estes anexos sejam incluídos nos Anexos de Conta.

Últimos Atendimentos

Esta opção permite consultar os últimos registros do paciente e a partir da lista de últimos atendimentos apresentada efetuar abertura da tela de consulta atendimento detalhado.

Termo do Paciente

Caso existam parametrizações relacionadas para que no momento do registro de atendimento seja solicitado aceite de um Termo existirá o processo conforme definido em: Termo no Registro de Atendimento

A verificação e mensagem sobre Termo é apresentada ao selecionar o paciente. Ao Clicar em Sair será limpa a tela e deverá ser selecionado o paciente novamente. Caso o paciente não tenha concordado com o termo será apresentado novamente a janela alertando que é necessário o Paciente concordar com o termo, caso contrário se a janela não for apresentada é porque o paciente já concordou com a versão do termo.

A opção Copiar link pode ser útil para envio por exemplo do link através de uma janela Whatsapp Web ou outras formas que forem necessárias sem ser através do envio por SMS.

Etiqueta Pré-Atendimento

Em certos ambientes, geralmente onde se utiliza o recebimento de materiais laboratoriais, é utilizada a rotina existente no módulo DIAGNÓSTICO/PRÉ-ATENDIMENTO onde é gerada uma Etiqueta com o número de registro prévio para ser vinculado a rastreabilidade do material logo em sua chegada e para posterior encaminhamento para registro efetivo do atendimento.

Quando usada esta rotina, em Bloqueio de Objetos pode ser ativado o campo Registro que passará a ser apresentado na tela de Atendimento:

As etiquetas são emitidas com um código de barras que pode ser lido com um leitor estando com o cursor neste campo.

Data Retroativa

É possível habilitar em Bloqueio de Objetos configuração para ativar o campo Data Retroativa:

Com esta configuração ativa e sendo informado uma data / hora no campo será considerada esta informação para o registro ao invés da data e hora atual. Se o campo estiver ativo e não for informado conteúdo, será considerado o padrão de data e hora atual para o registro.

Registro Anterior

Opção de pesquisa de registros anteriores do paciente que foram realizados na mesma data, na mesma unidade logada e com a mesma sequência de registro.

Útil por exemplo quando existe a necessidade de exames complementares pedido pelo médico durante a consulta, cobrança separada de particular de alguns itens ou cobrança em guias separadas devido regras de convênios.

Pesquise o paciente e selecione o registro para que campos da tela sejam preenchidos com os dados do registro anterior de forma a agilizar o processo.

Histórico Anterior

Nas telas de Atendimento, Internação, Agendamento, Agendamento Cirúrgico e Unificar Prontuário poderá ser utilizado esta opção Histórico Anterior que tem a função de chamar uma View de banco de dados "VWATENDHIST".

Quando iniciamos novos clientes e de acordo com o escopo da implantação, pode se definir que dados de registros de pacientes anteriores dos sistemas migrados sejam carregados para uma tabela com objetivo posterior apenas informativo de pesquisa.

Ao clicar na opção será apresentado um grid, em ordem decrescente de data do atendimento com as informações armazenadas na tabela contendo os dados de acordo com a parametrização e de colunas que serão apresentadas.

Histórico de Versão

Versão

Mês/Ano

47.000

Fev/25

Adequado rotina para ao selecionar um paciente pelo botão "Agenda Cirúrgica", o sistema exibirá automaticamente a tela de Lançamento de Procedimentos, já com o procedimento pré-lançado.

46.000

Jan/25

Adequado rotina para ao iniciar o atendimento pelo "Consulta Agenda", o campo Local permanecerá carregado com o Local do Setor logado.

43.000

Out/24

41.000

Jul/24

40.000

Jun/24

Ajustado rotina para quando atendimento iniciado pelo botão "Agenda Cirúrgica", ao realizar a gravação dos procedimentos / cálculo de honorário, será verificado: Se o Item proveniente do agendamento Cirúrgico, permanecerá da forma atual. Se item diferente de P (Procedimento), realizará o lançamento direto na conta já com item calculado.

09.030

Abr/21

09.060

Jul/21

Quando habilitado, será possível selecionar Data menor ou maior que a Data atual.

Caso esta data não seja informada (esteja em branco), ao gravar o atendimento, será armazenado a Data Atual (similar ao que faz atualmente).

Caso esta data seja informada (esteja diferente de branco), ao gravar o atendimento, será armazenado a Data Hora informada em tela.

09.060

Jul/21

Incluído opção "Reg. Anterior" que permitirá pesquisar outros registros de atendimento do Paciente realizados na data, na mesma unidade logada e de mesma sequência de atendimento.

Ao selecionar o registro carregará campos existentes na tela baseado no registro selecionado permitindo alterações.

09.070

Ago/21

Ao realizar o atendimento pela senha, atualmente chama a tela de Pessoa Física.

Alterado rotina para verificar se a senha está vinculada com um detalhe de totem de paciente agendado.

Se sim, chamará a tela de Consulta Agenda após selecionar a senha, ou seja, não vai chamar a tela de Pessoa Física e vai chamar o Consulta Agenda.

Caso Não Agendado, manterá como hoje.

09.070

Ago/21

Criado a parametrização AMB0005250_CHAMADA_FECHAMENTO para quando estiver ativa não apresentar a Tela de Fechamento de Conta para Pacientes Particulares.

11.000

Dez/21

12.000

Jan/22

Incluído o botão "Agenda Cirúrgica", similar ao "Consulta Agenda". Quando acionado, abrirá uma pesquisa, localizando todas as agendas cirúrgicas do dia (que não estejam canceladas). Se houver Pessoa Física selecionada previamente, será considerado esta pessoa na localização das agendas (trazendo apenas as agendas desta pessoa).

Quando selecionado uma agenda cirúrgica, realizará o carregamento da tela, com os dados da agenda selecionada (Convênio, Plano, Identificação convênio, Médico, etc).

Ao gravar o atendimento (caso tenha selecionado uma agenda), realizará o processo de lançamento de procedimento, cálculo de honorários.

14.000

Mar/22

16.000

Mai/22

Adequado a rotina de lançamento de itens da agenda, para considerar a regra de repasse. Quando o atendimento for selecionado através do botão Consulta Agenda e a configuração 5250 seq. 65 (SIMAH) estiver ativa, será efetuado a consulta de repasse para todos os itens lançados na conta para o Paciente gerado.

18.000

Jul/22

23.000

Dez/22

24.000

Jan/23

25.000

Fev/23

26.000

Mar/23

Incluído botão "Histórico Anterior" para consultar o Histórico de Atendimento do Paciente.

26.000

Mar/23

Adequado campo de Identificação do Convênio, para não permitir utilizar o processo de Copiar + Colar (Ctrl+C / Ctrl+V)

27.000

Abr/23

27.000

Abr/23

Adequada a rotina de Consulta Agenda e Botão de Chamada Painel/Consulta, para abrir a Tela de Pessoa Física após o selecionar a pessoa / agenda.

29.000

Jun/23

29.000

Jun/23

Alterado mensagem de nova seleção de convênio para: "O último atendimento não foi pelo convênio selecionado, deseja tornar este convênio como padrão do paciente?Sim/Não

30.000

Jul/23

33.000

Nov/23

Criado a "Não carregar validade com data do atendimento anterior". Quando configuração ativa, o sistema não carregará o campo Validade com a Data do Atendimento anterior.

Criado a “Retorno do Paciente por Convênio” para quando ativa, o sistema realizar o controle de regra de retorno por Convênio (e não por Plano). Desta forma, quando paciente for atendido pelo mesmo convênio, mas em planos diferentes, será validado o retorno pelo Código do Convênio e não pelo Código do Plano.

Ao efetuar a leitura do código de barras da no campo Registro acionará automático a tela de Pesquisa de Paciente.

Incluído o campo Data Retroativa que será habilitado através da rotina de .

Criado a "Não abrir observações dos Solicitantes" para quando estiver ativa não exibir as Observações dos solicitantes. Por padrão, exibirá as Observações (como já faz atualmente).

Criado a "Exibe modal Pulseira e Etiquetas de Paciente após Atendimento" para quando estiver ativa, apresentar a rotina de chamada de tela no final do atendimento (após as telas de lançamento de Itens) Ao realizar a chamada, irá trazer o paciente já preenchido, permitindo a seleção / impressão dos modelos existentes.

Criado a "Abrir Documentos Específicos" para quando estiver ativa e paciente seja Convênio, irá abrir a tela após fechar o formulário de impressão de Guia TISS. Caso paciente seja Particular, irá abrir a tela após fechar o formulário de Fechamento de Conta.

Criado processo para carregar a Autorização informada no momento do

Adequado rotina para quando "Pagamento Parcial" ativa, não permitir carregar orçamento com pagamento parcial e apresentar mensagem em tela.

Criado a "Não carregar informações do convênio" para quando estiver ativa, não carregar os dados do Convênio / Matrícula do paciente, sendo necessário revisar.

Criado a "Bloquear função copiar/colar no campo de Identificação do Convênio" . Quando ativa não irá permitir utilizar o processo de Copiar + Colar (Ctrl+C / Ctrl+V), no campo Identificação do Convênio.

Quando a 5250 seq. 51 estiver ativa: . Ao selecionar Responsável, será verificado se idade da pessoa Responsável selecionada é menor que a informada no campo controle da configuração. Se menor que informada no campo Controle da configuração, exibirá a mensagem: "Não é permitido selecionar um Responsável com idade abaixo de XX anos" e não permitirá selecionar. . Ao selecionar paciente com idade menor que informada no campo Controle da configuração, desabilitará o botão "O Próprio" (referente ao Responsável).

Criado as "Anestesia padrão para Lançamento de Procedimentos proveniente da agenda" e "Sala cirúrgica padrão para Lançamento de Procedimentos proveniente da agenda", que quando ativas, sistema irá considerar os valores da "Sala e Anestesia". Adequado rotina para ao realizar o lançamento dos itens provenientes da agenda, verificar o Tipo de Item. Quando Tipo <> P (Procedimento), realizará o lançamento na Conta. Quando Tipo = P (Procedimento), realizará o lançamento em Procedimentos do paciente e ao término dos lançamentos, executará a rotina de Cálculo de Honorário.

Botão Consulta Agenda Criado a "Chamar Telas de Endereço, Telefone e Internet" para quando ativa, irá chamar as Telas de Endereço, Telefone e Internet, após fechar a Tela de Pessoa Física.

Configuração por Formulário
Configuração por Formulário
Etiqueta de Pré-Atendimento
Bloqueio de Objetos
Configuração por Formulário
Configuração por Formulário
Configuração por Formulário
Agendamento
Configuração por Formulário
Configuração por Formulário
Configuração por Formulário
Configuração por Código
Configurações por Formulário
Configuração por Formulário
Tela de exemplo do Totem de Check-in
Tela Gerenciar Fila
Tela de Chamada de Pacientes na Fila
Tela do Registro de Atendimento Ambulatorial e de PA
Lançamento de Procedimentos
Tela de Guias
Botão Histórico Anterior
Histórico de Atendimento do Paciente