Orçamento
Crie e imprima orçamentos de serviços para serem apresentados aos pacientes ou enviados por e-mail.
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tela de orçamento é dividida em 2 blocos principais. Parte superior onde teremos informações gerais do orçamento e do paciente e a parte inferior onde teremos os itens do orçamento.
Para localizar e visualizar um orçamento existente você pode digitar o número do orçamento (Sequência) e teclar TAB ou usar a aba Pesquisa.
Para iniciar um novo orçamento você deve selecionar a Situação do Orçamento correspondente e pesquisar ou cadastrar um paciente que ficará relacionado ao orçamento, além do período de validade.
Caso o paciente não tenha convênio relacionado você deve selecionar o convênio/plano para o orçamento e a especialidade caso tenha esta informação.
Você pode lançar quantos itens desejar para o orçamento, bastando digitar os códigos ou efetuar a pesquisa.
A cada item o sistema irá calcular o preço de acordo com as tabela vinculadas para as seleções e permitirá que informe descontos em percentual ou valor.
Ao informar descontos será mantido os valores padrões na tela e apresentado o valor líquido com a negociação que está sendo efetuada.
O botão Desconto Total quando acionado abrirá uma tela que apresentará o Valor Total do Orçamento (Apenas visualização), os campos (% Desconto:) (Valor Desconto:) + (Valor Líquido: - Apenas visualização):
Ao informar um % calculará o valor do desconto, ao informar um valor de desconto calculará o percentual e atualizará os campos e o Valor Líquido.
Opções Gravar e Cancelar. Cancelar não faz nada e retorna a tela.
Gravar:
Verifica se o valor informado é superior ao orçamento, se for apresenta mensagem: Valor do Desconto não pode ser superior ao valor do orçamento.
Em seguida:
Rateará o valor do desconto proporcional entre os itens e gravará em cada item, fazendo ajuste de arredondamento de centavos no item de maior valor para que a soma dos valores de desconto coincidam com o valor do desconto informado.
No rodapé do formulário será apresentado a posição com o valor total do orçamento já com descontos, o valor padrão sem desconto e a diferença para facilitar a apresentação ao paciente.
Para incluir Informações adicionais no orçamento selecione a opção Observações:
As informações inseridas no campo Uso Interno não serão impressas no orçamento.
Você pode cadastrar Observações Padrões para o Orçamento e acessar este cadastro através da opção de pesquisa ao lado de cada campo.
Você pode anexar imagens ou documentos ao orçamento como por exemplo pedido médico e outros arquivos digitais.
Para isto é necessário parametrizar a configuração:
Ative a configuração e informe o caminho onde ficarão os arquivos anexados.
Na área de botões localize a opção Anexos
Será apresentada nova tela onde poderá ser incluído o anexo ao orçamento.
Após gravar ficará os arquivos disponíveis para consulta vinculados ao orçamento.
Para gerar o orçamento em formato de impressão selecione a opção Relatório:
Uma função interessante que tem no sistema é a possibilidade de a partir da tela de orçamento ser acessado os exames e procedimentos que o médico tenha solicitado na seção específica no prontuário eletrônico durante o atendimento de um paciente.
Exemplo do Processo
Caso seja parametrizado Rotina de Preparo e exista este vínculo no cadastro de Procedimento será possível através desta opção consultar a Rotina de Preparo.
É possível ser enviado através desta opção o orçamento por e-mail ao paciente.
Os orçamentos gravados ficam disponíveis para serem acessados na tela de registro de atendimento de pacientes e caso recuperados já será efetuado pelo sistema o lançamento automático os itens orçados.
É possível pagar um orçamento previamente, ou seja, o paciente poderá pagar um procedimento antes mesmo de realizar e o sistema irá gerar um Voucher para utilizar depois.
Ao acionar o botão Pré-Pagamento, o sistema irá realizar o processo de Fechamento de Conta. Após gravar o fechamento / baixa fatura, o Orçamento permanecerá na Tela e permitirá clicar no botão Emitir NF para já carregar a nota avulsa que foi gerada pelo processo de baixa.
Caso o Orçamento esteja com a situação Pendente, ou seja, ainda não foi utilizado, ao tentar efetuar o pré-pagamento, o sistema não permitirá e apresentará a mensagem: "Pré-Pagamento só pode ser realizado para orçamento aprovado".
Caso o Orçamento esteja com a situação Aprovado, ao acionar a opção Pré-Pagamento, o sistema abrirá a rotina de Fechamento de Conta e após realizar o processo, será gerado um Voucher.
Caso queira imprimir o voucher com 2 vias na mesma folha, necessário solicitar a Moderna para disponibilizar este layout diferenciado.
O campo CheckBox “Pagamento Parcial”, será apresentado conforme situação do pagamento: . Pagamento Pendente = SMORCA_STATUS_PAGTO =0, apresentará um ícone em Vermelho. . Pagamento Parcial = SMORCA_STATUS_PAGTO = 1, apresentará um ícone em Azul. . Pagamento Total = SMORCA_STATUS_PAGTO = 2, apresentará um ícone em Verde.
Se você já utiliza por exemplo o Portal do Paciente onde tenha a rotina integrada de pagamento de serviços no agendamento online integrado com a plataforma Pagseguro, o uso desta rotina pode ser habilitada conforme instruções a seguir e onde será possível efetuar geração de link de pagamento com cartões no momento da realização do Orçamento. Caso não utilize ainda a rotina de pagamento Pagseguro no Portal do Paciente será necessário primeiro criar sua conta no Pagseguro e efetuar as parametrizações iniciais para esta integração.
Para ser habilitado o link de pagamento na tela de orçamento deve ser efetuado as parametrizações da configuração do formulário Orçamento conforme a seguir:
Configurações Formulário Orçamento:
Obrigatórias:
Opcionais:
Configuração de E-mail Genérico
Além das configurações descritas deverá ser parametrizado também um e-mail genérico:
A variável #LINK# será substituída pelo link que direcionará o paciente para a página de pagamento online.
Você pode no formulário de e-mail genérico personalizar a comunicação incluindo imagens e outros textos que forem necessários.
Gerando o Link
Para gerar o link de pagamento primeiro grave o orçamento e depois acione a opção Gerar Link.
Informe dados que desejar de e-mail, CCO, Assunto, etc. e clique em Gerar Link.
Será enviado o e-mail com o link para o paciente:
Ao clicar no link será direcionado para página com as informações do orçamento e campos para efetuar o pagamento:
Orçamento terá o status alterado:
O pagamento poderá ser verificado na rotina de Monitorar Pagamento Online.
Quando a configuração por formulário CFG_CARREGAR_PLANO_INICIAL estiver ativa o sistema carregará o Convênio e o Plano de acordo com o ID de Plano informado no controle da configuração. Para saber o ID de Plano verifique no cadastro de Convênios / Planos:
Quando a configuração por formulário CFG_CARREGAR_FORMULARIO_INICIAL estiver ativa o sistema carregará o Formulário e Setor de acordo com o ID de Formulário informado no controle da configuração. Para saber o ID do formulário verifique no cadastro de formulário:
Versão
Mês / Ano
Adequação
47.000
Fev/25
Alterado a forma de visualização do campo checkBox “Pagamento Parcial”, para apresentar conforme situação do pagamento: . Pagamento Pendente, apresentará um ícone em Vermelho. . Pagamento Parcial, apresentará um ícone em Azul. . Pagamento Total, apresentará um ícone em Verde.
46.000
Jan/25
46.000
Jan/25
Adequado rotina de impressão de voucher para quando identificado "Pagamento Parcial", apresentar no relatório o status do Pagamento (Parcial ou Total).
38.000
Abr/24
Rotina de Pré-Pagamento
Alterado rotina de Pré-Pagamento para ao abrir a tela de Fechamento de Conta, no campo Data de Vencimento trazer automaticamente preenchido com a Data atual, ao invés da Data do Orçamento.
37.000
Mar/24
36.000
Fev/24
Fechamento de Conta (Orçamento) Adequado rotina para gravar o usuário que fechou a Conta. Adequado rotina de Voucher de Orçamento, para apresentar usuário que fechou a conta e não o usuário que gravou o orçamento.
34.000
Dez/23
26.000
Mar/23
Incluído campo Solicitante para pesquisar os Profissionais na tela e no relatório de Orçamento e Voucher.
26.000
Mar/23
Adequado o processo de Pré-pagamento, para gravar a tabela de Classe x Centro de Custo Unificado.
24.000
Jan/23
24.000
Jan/23
Adequado rotina para ao acionar o botão Pré-Pagamento, o sistema irá realizar o processo de Fechamento de Conta. Após gravar o fechamento / baixa fatura, o Orçamento permanecerá na Tela e permitirá clicar no botão Emitir NF para já carregar a nota avulsa que foi gerada pelo processo de baixa.
10.000
Nov/21
Adequada rotina para quando cadastro do item estiver como "Lançamento Unitário", ao informar quantidade superior a 1, os lançamentos serão gerados individualmente, com quantidade igual 1.
Adequado para ao lançar o mesmo item mais de uma vez, não tenham sua quantidade agrupada em um único lançamento.
09.070
Ago/21
Ao ser acionado, realizará o processo de estorno do pagamento e excluirá os dados do financeiro (pagamentos e vencimentos).
09.060
Jul/21
Criado botão Gerar Link para gerar a opção de pagamento via Cartão de Crédito (via PagSeguro). Quando acionado será gerado um link para encaminhar para o paciente realizar o pagamento. Ao clicar no link, abrirá uma tela de pagamento onde usuário informará os dados do cartão. Ao realizar o pagamento será gravado na tabela de notas avulsas e financeiro similar ao realizado pelo processo de pré-pagamento do orçamento. Após o pagamento o orçamento será alterado para Aprovado.
09.051
Jul/21
Criado botão Anexos que quando acionado, abrirá uma tela onde poderá realizar upload de arquivos que ficarão armazenados em pasta de diretório a ser configurado.
09.050
Jun/21
08.090
Jan/21
08.070
Nov/20
08.040
Ago/20
Adequado rotina de impressão do voucher para caso queira imprimir 2 vias na mesma folha, necessário solicitar a Moderna para disponibilizar este layout diferenciado.
Criado campo "Unidade" para apresentar todas as unidades que usuário tem acesso. Ao carregar ou limpar a tela, sempre posicionará na unidade logada. No caso de alterar a unidade (em Orçamento já gravado), recalculará os valores de acordo com a unidade logada. Criado a “Realizar Recálculo de Valores do Orçamento, após gravar item”. Quando ativa e alterado unidade ou plano, sistema recalculará o valor dos itens do orçamento, considerando o valor configurado para unidade selecionada.
Adequado rotina para quando a 5803 seq. 18 estiver ativa, na pesquisa de itens do orçamento, carregar apenas os itens que tem valor.
Criado a "Limite de Percentual". Quando ativa e informado no campo Desconto maior que percentual determinado no campo Controle, exibirá mensagem: “O percentual de desconto não pode ser superior a XX”
Criado a "Pagamento Parcial", para quando ativa, permite informar pagamentos parciais do Orçamento. Adequado relatório de Voucher para apresentar os dados de pagamento.
Criado botão "Cancelar Pgto Orçamento" que será habilitado pela rotina de e somente quando o orçamento já estiver pago (vinculado com nota avulsa).
Realizará também o cancelamento da nota fiscal avulsa e alterará o status do Orçamento para Cancelado. OBS: Criado a "AMB0005808_SITUACAO_CANCELPAGTO", onde deve informar no campo Controle o Id da situação cancelado.
Adequado o grid de seleção de , para ter a opção de "Selecionar Todos".
Adequado a rotina para carregar o Formulário / Setor, de acordo com a (CFG_CARREGAR_FORMULARIO_INICIAL) existente na tela principal.
Criado o botão que abrirá uma tela com o Valor Total do Orçamento, Desconto e Valor Líquido.
Criado para carregar o Plano e Convênio e/ou Formulário e Setor de forma automática.