Orçamento
Crie e imprima orçamentos de serviços para serem apresentados aos pacientes ou enviados por e-mail.
tela de orçamento é dividida em 2 blocos principais. Parte superior onde teremos informações gerais do orçamento e do paciente e a parte inferior onde teremos os itens do orçamento.
Localizar orçamento existente
Para localizar e visualizar um orçamento existente você pode digitar o número do orçamento (Sequência) e teclar TAB ou usar a aba Pesquisa.
Iniciar novo orçamento
Para iniciar um novo orçamento você deve selecionar a Situação do Orçamento correspondente e pesquisar ou cadastrar um paciente que ficará relacionado ao orçamento, além do período de validade.
Caso o paciente não tenha convênio relacionado você deve selecionar o convênio/plano para o orçamento e a especialidade caso tenha esta informação.
Itens do Orçamento

Você pode lançar quantos itens desejar para o orçamento, bastando digitar os códigos ou efetuar a pesquisa.
A cada item o sistema irá calcular o preço de acordo com as tabela vinculadas para as seleções e permitirá que informe descontos em percentual ou valor.
Ao informar descontos será mantido os valores padrões na tela e apresentado o valor líquido com a negociação que está sendo efetuada.
O botão Desconto Total quando acionado abrirá uma tela que apresentará o Valor Total do Orçamento (Apenas visualização), os campos (% Desconto:) (Valor Desconto:) + (Valor Líquido: - Apenas visualização):
Ao informar um % calculará o valor do desconto, ao informar um valor de desconto calculará o percentual e atualizará os campos e o Valor Líquido.
Opções Gravar e Cancelar. Cancelar não faz nada e retorna a tela.
Gravar:
Verifica se o valor informado é superior ao orçamento, se for apresenta mensagem: Valor do Desconto não pode ser superior ao valor do orçamento.
Em seguida:
Rateará o valor do desconto proporcional entre os itens e gravará em cada item, fazendo ajuste de arredondamento de centavos no item de maior valor para que a soma dos valores de desconto coincidam com o valor do desconto informado.


No rodapé do formulário será apresentado a posição com o valor total do orçamento já com descontos, o valor padrão sem desconto e a diferença para facilitar a apresentação ao paciente.
Observações do Orçamento

Para incluir Informações adicionais no orçamento selecione a opção Observações:

As informações inseridas no campo Uso Interno não serão impressas no orçamento.
Você pode cadastrar Observações Padrões para o Orçamento e acessar este cadastro através da opção de pesquisa ao lado de cada campo.
Anexos do Orçamento
Você pode anexar imagens ou documentos ao orçamento como por exemplo pedido médico e outros arquivos digitais.
Para isto é necessário parametrizar a configuração:

Ative a configuração e informe o caminho onde ficarão os arquivos anexados.

Na área de botões localize a opção Anexos

Será apresentada nova tela onde poderá ser incluído o anexo ao orçamento.

Após gravar ficará os arquivos disponíveis para consulta vinculados ao orçamento.
Impressão do Orçamento

Para gerar o orçamento em formato de impressão selecione a opção Relatório:

Exames Não Realizados

Uma função interessante que tem no sistema é a possibilidade de a partir da tela de orçamento ser acessado os exames e procedimentos que o médico tenha solicitado na seção específica no prontuário eletrônico durante o atendimento de um paciente.

Exemplo do Processo

Consultar Rotina de Preparo

Caso seja parametrizado Rotina de Preparo e exista este vínculo no cadastro de Procedimento será possível através desta opção consultar a Rotina de Preparo.

Enviar por E-mail

É possível ser enviado através desta opção o orçamento por e-mail ao paciente.

Os orçamentos gravados ficam disponíveis para serem acessados na tela de registro de atendimento de pacientes e caso recuperados já será efetuado pelo sistema o lançamento automático os itens orçados.
Pré-Pagamento do Orçamento

É possível pagar um orçamento previamente, ou seja, o paciente poderá pagar um procedimento antes mesmo de realizar e o sistema irá gerar um Voucher para utilizar depois.
Ao acionar o botão Pré-Pagamento, o sistema irá realizar o processo de Fechamento de Conta. Após gravar o fechamento / baixa fatura, o Orçamento permanecerá na Tela e permitirá clicar no botão Emitir NF para já carregar a nota avulsa que foi gerada pelo processo de baixa.
Caso o Orçamento esteja com a situação Pendente, ou seja, ainda não foi utilizado, ao tentar efetuar o pré-pagamento, o sistema não permitirá e apresentará a mensagem: "Pré-Pagamento só pode ser realizado para orçamento aprovado".

Caso o Orçamento esteja com a situação Aprovado, ao acionar a opção Pré-Pagamento, o sistema abrirá a rotina de Fechamento de Conta e após realizar o processo, será gerado um Voucher.

Caso queira imprimir o voucher com 2 vias na mesma folha, necessário solicitar a Moderna para disponibilizar este layout diferenciado.
Pagamento Parcial
O campo CheckBox “Pagamento Parcial”, será apresentado conforme situação do pagamento: . Pagamento Pendente = SMORCA_STATUS_PAGTO =0, apresentará um ícone em Vermelho. . Pagamento Parcial = SMORCA_STATUS_PAGTO = 1, apresentará um ícone em Azul. . Pagamento Total = SMORCA_STATUS_PAGTO = 2, apresentará um ícone em Verde.

Link de Pagamento
Se você já utiliza por exemplo o Portal do Paciente onde tenha a rotina integrada de pagamento de serviços no agendamento online integrado com a plataforma Pagseguro, o uso desta rotina pode ser habilitada conforme instruções a seguir e onde será possível efetuar geração de link de pagamento com cartões no momento da realização do Orçamento. Caso não utilize ainda a rotina de pagamento Pagseguro no Portal do Paciente será necessário primeiro criar sua conta no Pagseguro e efetuar as parametrizações iniciais para esta integração.
Para ser habilitado o link de pagamento na tela de orçamento deve ser efetuado as parametrizações da configuração do formulário Orçamento conforme a seguir:
Configurações Formulário Orçamento:

Obrigatórias:

Opcionais:

Configuração de E-mail Genérico
Além das configurações descritas deverá ser parametrizado também um e-mail genérico:

A variável #LINK# será substituída pelo link que direcionará o paciente para a página de pagamento online.
Você pode no formulário de e-mail genérico personalizar a comunicação incluindo imagens e outros textos que forem necessários.
Gerando o Link

Para gerar o link de pagamento primeiro grave o orçamento e depois acione a opção Gerar Link.

Informe dados que desejar de e-mail, CCO, Assunto, etc. e clique em Gerar Link.

Será enviado o e-mail com o link para o paciente:

Ao clicar no link será direcionado para página com as informações do orçamento e campos para efetuar o pagamento:


Orçamento terá o status alterado:

O pagamento poderá ser verificado na rotina de Monitorar Pagamento Online.
Campos Automáticos

Quando a configuração por formulário CFG_CARREGAR_PLANO_INICIAL estiver ativa o sistema carregará o Convênio e o Plano de acordo com o ID de Plano informado no controle da configuração. Para saber o ID de Plano verifique no cadastro de Convênios / Planos:

Quando a configuração por formulário CFG_CARREGAR_FORMULARIO_INICIAL estiver ativa o sistema carregará o Formulário e Setor de acordo com o ID de Formulário informado no controle da configuração. Para saber o ID do formulário verifique no cadastro de formulário:

Histórico de Versão
Versão
Mês / Ano
Adequação
47.000
Fev/25
Alterado a forma de visualização do campo checkBox “Pagamento Parcial”, para apresentar conforme situação do pagamento: . Pagamento Pendente, apresentará um ícone em Vermelho. . Pagamento Parcial, apresentará um ícone em Azul. . Pagamento Total, apresentará um ícone em Verde.
46.000
Jan/25
Criado campo "Unidade" para apresentar todas as unidades que usuário tem acesso. Ao carregar ou limpar a tela, sempre posicionará na unidade logada. No caso de alterar a unidade (em Orçamento já gravado), recalculará os valores de acordo com a unidade logada. Criado a Configuração por Formulário “Realizar Recálculo de Valores do Orçamento, após gravar item”. Quando ativa e alterado unidade ou plano, sistema recalculará o valor dos itens do orçamento, considerando o valor configurado para unidade selecionada.
46.000
Jan/25
Adequado rotina de impressão de voucher para quando identificado "Pagamento Parcial", apresentar no relatório o status do Pagamento (Parcial ou Total).
38.000
Abr/24
Rotina de Pré-Pagamento
Alterado rotina de Pré-Pagamento para ao abrir a tela de Fechamento de Conta, no campo Data de Vencimento trazer automaticamente preenchido com a Data atual, ao invés da Data do Orçamento.
37.000
Mar/24
Adequado rotina para quando a Configuração por Código 5803 seq. 18 estiver ativa, na pesquisa de itens do orçamento, carregar apenas os itens que tem valor.
36.000
Fev/24
Fechamento de Conta (Orçamento) Adequado rotina para gravar o usuário que fechou a Conta. Adequado rotina de Voucher de Orçamento, para apresentar usuário que fechou a conta e não o usuário que gravou o orçamento.
34.000
Dez/23
Criado a Configuração por Formulário "Limite de Percentual". Quando ativa e informado no campo Desconto maior que percentual determinado no campo Controle, exibirá mensagem: “O percentual de desconto não pode ser superior a XX”
26.000
Mar/23
Incluído campo Solicitante para pesquisar os Profissionais na tela e no relatório de Orçamento e Voucher.
26.000
Mar/23
Adequado o processo de Pré-pagamento, para gravar a tabela de Classe x Centro de Custo Unificado.
24.000
Jan/23
Criado a Configuração por Formulário "Pagamento Parcial", para quando ativa, permite informar pagamentos parciais do Orçamento. Adequado relatório de Voucher para apresentar os dados de pagamento.
24.000
Jan/23
Adequado rotina para ao acionar o botão Pré-Pagamento, o sistema irá realizar o processo de Fechamento de Conta. Após gravar o fechamento / baixa fatura, o Orçamento permanecerá na Tela e permitirá clicar no botão Emitir NF para já carregar a nota avulsa que foi gerada pelo processo de baixa.
10.000
Nov/21
Adequada rotina para quando cadastro do item estiver como "Lançamento Unitário", ao informar quantidade superior a 1, os lançamentos serão gerados individualmente, com quantidade igual 1.
Adequado para ao lançar o mesmo item mais de uma vez, não tenham sua quantidade agrupada em um único lançamento.
09.070
Ago/21
Criado botão "Cancelar Pgto Orçamento" que será habilitado pela rotina de Bloqueio de Objetos e somente quando o orçamento já estiver pago (vinculado com nota avulsa).
Ao ser acionado, realizará o processo de estorno do pagamento e excluirá os dados do financeiro (pagamentos e vencimentos).
Realizará também o cancelamento da nota fiscal avulsa e alterará o status do Orçamento para Cancelado. OBS: Criado a configuração por formulário "AMB0005808_SITUACAO_CANCELPAGTO", onde deve informar no campo Controle o Id da situação cancelado.
09.060
Jul/21
Criado botão Gerar Link para gerar a opção de pagamento via Cartão de Crédito (via PagSeguro). Quando acionado será gerado um link para encaminhar para o paciente realizar o pagamento. Ao clicar no link, abrirá uma tela de pagamento onde usuário informará os dados do cartão. Ao realizar o pagamento será gravado na tabela de notas avulsas e financeiro similar ao realizado pelo processo de pré-pagamento do orçamento. Após o pagamento o orçamento será alterado para Aprovado.
09.051
Jul/21
Criado botão Anexos que quando acionado, abrirá uma tela onde poderá realizar upload de arquivos que ficarão armazenados em pasta de diretório a ser configurado.
09.050
Jun/21
Adequado o grid de seleção de Exames Não Realizados, para ter a opção de "Selecionar Todos".
Adequado a rotina para carregar o Formulário / Setor, de acordo com a configuração por formulário (CFG_CARREGAR_FORMULARIO_INICIAL) existente na tela principal.
08.090
Jan/21
Criado o botão Desconto Total que abrirá uma tela com o Valor Total do Orçamento, Desconto e Valor Líquido.
08.070
Nov/20
Criado Configurações por Formulário para carregar o Plano e Convênio e/ou Formulário e Setor de forma automática.
08.040
Ago/20
Adequado rotina de impressão do voucher para caso queira imprimir 2 vias na mesma folha, necessário solicitar a Moderna para disponibilizar este layout diferenciado.
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