Monitorar Pagto Online
Consulte, monitore ou cancele pagamentos por cartões de crédito realizados através do Portal do Paciente, referente aos agendamentos de serviços particulares.
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A medida que agendamentos são realizados é possível acompanhar se os pagamentos referente aos agendamentos foram efetivados.
Existem 2 cenários que ocorrem os pagamentos:
O próprio paciente agenda diretamente pelo Portal do Paciente e ao final efetua o pagamento online com cartão de crédito.
O Call Center efetua o agendamento na aplicação de uso interno e informa ao paciente que o pagamento estará pendente de ser realizado no Portal do Paciente. Neste caso o Paciente acessa o Portal, se cadastra ou efetua seu login e já na primeira tela que acessará aparecerá a agenda com pagamento pendente:
Visualizando Registros
Campo
Conteúdo
Data do Agendamento
Selecione a Data do Agendamento.
Data da Reserva
Selecione a Data em que o paciente realizou o processo de agendamento, seja pelo Portal do Paciente ou pelo Call Center.
Situação do Pagamento
Selecione a situação de pagamento dos agendamentos que deseja visualizar: Pago, Pendente Pagamento, Cancelado ou Todos.
Ao selecionar a Situação de Pagamento Todos, no grid o sistema apresentará todos os registros de pagamento de acordo com os filtros de data.
Ao selecionar a Situação do Pagamento Pago, o sistema apresentará todos os registros que foram efetivados junto a operadora de cartão e no grid apresentará o Código da Autorização gerado.
Ao selecionar a Situação do Pagamento Pendente de Pagamento, o sistema apresentará todos os agendamentos que foram agendados, porém o pagamento não foi realizado / finalizado pelo paciente.
Esta situação poderá ocorrer por 2 motivos:
Agendamento realizado pelo Call Center e o paciente ainda não entrou no Portal e realizou o pagamento.
Paciente iniciou o processo de agendamento, confirmou a agenda desejada, mas no momento de finalizar o processo com o pagamento não concluiu a operação, seja por que fechou e saiu seja porque deu algum problema com o pagamento.
Esta seleção é útil para que se possa fazer contato ativo com o paciente e orientar o mesmo a realizar o pagamento para efetivar o agendamento.
Ao selecionar a Situação de Pagamento Cancelado, o sistema apresentará todos os agendamentos, cujo o pagamento foi cancelado na operadora.
Processo de Estorno/Cancelamento
Caso necessite de estorno/devolução do pagamento ao paciente, poderá acionar a rotina de cancelamento (Botão Cancelar) para realizar o estorno da transação. Este processo cancela apenas a transação financeira. Após realizar este cancelamento, o agendamento continua ativo, devendo se for o caso ainda ser localizada a agenda vinculada e proceder ao cancelamento da mesma através das rotinas existentes em uso no call center.
Para realizar o estorno deverá selecionar o pagamento que tenha sido efetivado na operadora e acionar o botão Cancelar. O sistema apresentará a mensagem de confirmação: "Deseja estornar este pagamento"? Ao clicar em "Sim", o sistema efetivará o cancelamento junto a operadora.
Pronto. Desta forma, você poderá acompanhar de forma online as transações pendentes, efetivadas ou canceladas.