Ordem de Serviço por Setor
Permita que usuários solicitantes efetuem solicitações a outros setores executantes do serviço de forma online e controle as ordens de serviço desde o momento da abertura até o encerramento.
Last updated
Was this helpful?
Permita que usuários solicitantes efetuem solicitações a outros setores executantes do serviço de forma online e controle as ordens de serviço desde o momento da abertura até o encerramento.
Last updated
Was this helpful?
O sistema tratará de forma diferente usuários solicitantes e técnicos de manutenção ao acessar a tela de Ordem de Serviço. As abas atribuição, encerramento e manutenção externa são de uso exclusivo de usuários técnicos. Os usuários solicitantes tem acesso as estas abas, mas apenas em nível de visualização.
Campos
Informação
Solicitante
Ao acessar a tela o campo solicitante já virá preenchido e não será permitido efetuar alteração do mesmo.
Setor
Somente poderá ser informado um setor para o qual o usuário esteja vinculado em seu cadastro.
Setor Responsável
Somente será possível ser informado setores responsáveis (para quem será enviado a ordem de serviço) para os registros vinculados em seu cadastro de usuário na configuração de solicitante de manutenção.
Pesquisa de Ordens de Serviço
Somente será apresentado as Ordem de Serviço vinculadas ao solicitante ou setores relacionados ao solicitante.
No caso dos usuários técnicos estes terão acesso a todos os campos da ordem de serviço.
Abertura de OS
Campo
Conteúdo
Ordem de Serviço nº
Numeração automática pelo sistema.
Data de Requisição
Equivalente a data e hora de abertura da OS
Prioridade
Situação
Ao iniciar a requisição a mesma se mantém na situação aberta, depois ao ser atribuído um técnico passa a situação em andamento e por fim ao efetuar o encerramento passará para encerrada. Campo de uso interno do sistema, não sendo possível alteração.
Previsão
No campo previsão pode ser atribuído a informação de uma próxima data de previsão de atendimento e/ou de ação que irá ocorrer com a OS. Pode ser informado a data e a hora em formato HH:MM
Setor
Informe o setor que está solicitando o serviço.
Solicitante
Informe o usuário solicitante referente a solicitação do serviço.
Setor responsável
Informe o setor responsável pelo atendimento do serviço solicitado.
Texto Padrão
Ocorrência
Campo de texto livre para informar detalhes da ocorrência.
Recomendação
Após gravar uma Ordem de Serviço é possível ao usuário solicitante e/ou aos técnicos, registrar históricos, passando a ter registros sobre todo o andamento do atendimento.
Repare que na parte inferior da aba de histórico aparecerá os registros anteriores de históricos informado, seja por usuários solicitantes ou pelos técnicos envolvidos. Desejando incluir um novo histórico, apenas informe os dados e acione a opção Gravar.
É possível ainda incluir anexos a cada Ordem de Serviço, bastando para isto acionar a opção Anexos e incluir os arquivos desejados, sejam documentos, fotos ou quaisquer arquivos. Para visualizar os arquivos anexados basta acionar a opção Download.
Abas de uso exclusivo dos técnicos de manutenção
Ao receber uma OS o setor responsável poderá após analisar a mesma efetuar a atribuição de especialidades e técnicos para o atendimento, podendo ser uma única atribuição ou mais de uma de acordo com a especificidade do serviço.
Campo
Conteúdo
Especialidade
Técnico
Data
O sistema já carrega a data e hora atual referente a atribuição que está ocorrendo.
Concluído o atendimento da OS ou quando necessário efetuar sua baixa por algum outro motivo é preenchido pelo setor responsável a aba encerramento.
Campos
Conteúdo
Data/Hora
Data e horário DD:MM de encerramento.
Carga Horária
Tempo em horas/minutos de execução total do serviço. Informe no formato: HHH:MM.
Solução
Descrever a solução para a ocorrência ou outras observações.
Técnicos
Ao acionar a opção Visualizar Técnicos será apresentado nova tela.
No exemplo acima supondo que na tela anterior tenha sido informado que o tempo total de carga horária para o atendimento da OS tenha sido de 002:15 (duas horas e quinze minutos), então nesta tela de técnicos deve ser informado um ou mais técnicos que executaram o serviço e a carga horária gasta por cada técnico até completar o total informado de horas gastas total.
Ao retornar a tela de encerramento repare que quando é atribuído mais de um técnico no encerramento na OS o sistema apresenta a lista de técnicos envolvidos no campo técnico.
As vezes um equipamento pode estar na garantia´ou as vezes devido a especificidade do mesmo é necessário que seja levado o equipamento para um terceiro proceder a manutenção/conserto. Nestes caso é possível anotar a informação sobre esta manutenção externa na aba especifica.
Selecionar a .
Seleção de conforme cadastro de padrões.
Informe uma .
Informar a .
Informar o