Ordem de Serviço por Setor

Permita que usuários solicitantes efetuem solicitações a outros setores executantes do serviço de forma online e controle as ordens de serviço desde o momento da abertura até o encerramento.

Tela da Ordem de Serviço por Setor

Usuários Solicitantes

Campos

Informação

Solicitante

Ao acessar a tela o campo solicitante já virá preenchido e não será permitido efetuar alteração do mesmo.

Setor

Somente poderá ser informado um setor para o qual o usuário esteja vinculado em seu cadastro.

Setor Responsável

Somente será possível ser informado setores responsáveis (para quem será enviado a ordem de serviço) para os registros vinculados em seu cadastro de usuário na configuração de solicitante de manutenção.

Pesquisa de Ordens de Serviço

Somente será apresentado as Ordem de Serviço vinculadas ao solicitante ou setores relacionados ao solicitante.

Usuários Técnicos

No caso dos usuários técnicos estes terão acesso a todos os campos da ordem de serviço.

Abertura de OS

Campo

Conteúdo

Ordem de Serviço nº

Numeração automática pelo sistema.

Data de Requisição

Equivalente a data e hora de abertura da OS

Prioridade

Selecionar a prioridade.

Situação

Ao iniciar a requisição a mesma se mantém na situação aberta, depois ao ser atribuído um técnico passa a situação em andamento e por fim ao efetuar o encerramento passará para encerrada. Campo de uso interno do sistema, não sendo possível alteração.

Previsão

No campo previsão pode ser atribuído a informação de uma próxima data de previsão de atendimento e/ou de ação que irá ocorrer com a OS. Pode ser informado a data e a hora em formato HH:MM

Setor

Informe o setor que está solicitando o serviço.

Solicitante

Informe o usuário solicitante referente a solicitação do serviço.

Setor responsável

Informe o setor responsável pelo atendimento do serviço solicitado.

Texto Padrão

Seleção de ocorrência padrão conforme cadastro de padrões.

Ocorrência

Campo de texto livre para informar detalhes da ocorrência.

Recomendação

Informe uma recomendação.

Campo ocorrência pode receber diversos critérios de formatação do conteúdo.

Histórico Ordem de Serviço

Após gravar uma Ordem de Serviço é possível ao usuário solicitante e/ou aos técnicos, registrar históricos, passando a ter registros sobre todo o andamento do atendimento.

Aba de Histórico na Tela de Ordem de Serviço

Repare que na parte inferior da aba de histórico aparecerá os registros anteriores de históricos informado, seja por usuários solicitantes ou pelos técnicos envolvidos. Desejando incluir um novo histórico, apenas informe os dados e acione a opção Gravar.

Anexos

É possível ainda incluir anexos a cada Ordem de Serviço, bastando para isto acionar a opção Anexos e incluir os arquivos desejados, sejam documentos, fotos ou quaisquer arquivos. Para visualizar os arquivos anexados basta acionar a opção Download.

Tela de anexar arquivos na Ordem de Serviço

Abas de uso exclusivo dos técnicos de manutenção

As abas Atribuição, Encerramento e Manutenção Externa são de uso exclusivo dos usuários técnicos.

Atribuição da OS

Ao receber uma OS o setor responsável poderá após analisar a mesma efetuar a atribuição de especialidades e técnicos para o atendimento, podendo ser uma única atribuição ou mais de uma de acordo com a especificidade do serviço.

Aba atribuição da Ordem de Serviço

Campo

Conteúdo

Especialidade

Data

O sistema já carrega a data e hora atual referente a atribuição que está ocorrendo.

Encerramento da OS

Concluído o atendimento da OS ou quando necessário efetuar sua baixa por algum outro motivo é preenchido pelo setor responsável a aba encerramento.

Campos

Conteúdo

Data/Hora

Data e horário DD:MM de encerramento.

Carga Horária

Tempo em horas/minutos de execução total do serviço. Informe no formato: HHH:MM.

Solução

Descrever a solução para a ocorrência ou outras observações.

Técnicos

Ao acionar a opção Visualizar Técnicos será apresentado nova tela.

Tela de atribuição de técnicos no encerramento da OS

No exemplo acima supondo que na tela anterior tenha sido informado que o tempo total de carga horária para o atendimento da OS tenha sido de 002:15 (duas horas e quinze minutos), então nesta tela de técnicos deve ser informado um ou mais técnicos que executaram o serviço e a carga horária gasta por cada técnico até completar o total informado de horas gastas total.

Ao retornar a tela de encerramento repare que quando é atribuído mais de um técnico no encerramento na OS o sistema apresenta a lista de técnicos envolvidos no campo técnico.

Manutenção Externa

As vezes um equipamento pode estar na garantia´ou as vezes devido a especificidade do mesmo é necessário que seja levado o equipamento para um terceiro proceder a manutenção/conserto. Nestes caso é possível anotar a informação sobre esta manutenção externa na aba especifica.

Aba Manutenção Externa na Ordem de Serviço

É possível incluir informações na aba externa no momento que se envia para a manutenção externa e ao retornar completar os dados para que as informações fiquem completas sobre o serviço realizado por terceiros. Se não houver um valor a ser atribuído a manutenção externa informe 0,00.

Last updated

Was this helpful?