Ordem de Serviço por Patrimônio

Permita que usuários solicitantes efetuem solicitações de manutenção de patrimônios a outros setores de forma online e controle ordens de serviço desde o momento da abertura até o encerramento.

Ordem de Serviço por Patrimônio
Acionando a opção Visualizar Dados é mostrado detalhes sobre o Patrimônio

Usuários Solicitantes

Campos

Informação

Solicitante

Ao acessar a tela o campo solicitante já virá preenchido e não será permitido efetuar alteração do mesmo.

Setor

Somente poderá ser informado um setor para o qual o usuário esteja vinculado em seu cadastro.

Setor Responsável

Somente será possível ser informado setores responsáveis (para quem será enviado a ordem de serviço) para os registros vinculados em seu cadastro de usuário na configuração de solicitante de manutenção.

Pesquisa de Ordens de Serviço

Somente será apresentado as Ordem de Serviço vinculadas ao solicitante ou setores relacionados ao solicitante.

Usuários Técnicos

Os usuários técnicos terão acesso a todos os campos da ordem de serviço,

Abertura de OS

Campo

Conteúdo

Ordem de Serviço nº

Numeração automática pelo sistema.

Data de Requisição

Equivalente a data e hora de abertura da OS

Prioridade

Selecionar a prioridade.

Situação

Ao iniciar a requisição a mesma se mantém na situação aberta, depois passa a situação em andamento e por fim encerrada. Campo se uso interno do sistema.

Previsão

No campo previsão pode ser atribuído a informação de uma próxima data de previsão de atendimento e/ou de ação que irá ocorrer com a OS. Pode ser informado a data e a hora em formato HH:MM

Patrimônio

Grupo

Tipo

Pesquise o patrimônio que está envolvido na ordem de serviço. Caso exista mais de um patrimônio é necessário ser aberta uma OS para cada patrimônio. Ao selecionar o patrimônio o sistema apresenta as informações de grupo e tipo vinculados.

Setor

Informe o setor que está solicitando o serviço.

Solicitante

Informe o usuário solicitante referente a solicitação do serviço.

Setor responsável

Informe o setor responsável pelo atendimento do serviço solicitado.

Texto Padrão

Seleção de ocorrência padrão conforme cadastro de padrões.

Ocorrência

Campo de texto livre para informar detalhes da ocorrência referente a OS.

Recomendação

Informa uma recomendação para a OS.

Campo ocorrência pode receber diversos critérios de formatação do conteúdo

Histórico Ordem de Serviço

Após gravar uma OS é possível aos usuários solicitante e/ou técnicos registrarem históricos vinculados à ordem de serviço.

Aba de Históricos na Tela de Ordem de Serviço

Repare que na parte inferior da aba de histórico aparecerá os registros anteriores de históricos informado, seja pelo usuário solicitante ou pelos técnicos envolvidos. Desejando incluir um novo histórico, apenas informe os dados e acione a opção Gravar.

Anexos

É possível ainda incluir anexos a cada Ordem de Serviço, bastando para isto acionar a opção Anexos e incluir os arquivos desejados, sejam documentos, fotos ou quaisquer arquivos. Para visualizar os arquivos anexados basta acionar a opção Download.

Tela de Anexar Arquivos na Ordem de Serviço

Abas de uso exclusivo dos técnicos

As abas Atribuição, Encerramento e Manutenção Externa são de uso exclusivo dos técnicos.

Atribuição da OS

Ao receber uma OS, o setor responsável após analisar a mesma, efetua a atribuição de especialidades e técnicos para o atendimento, podendo ser uma única atribuição ou mais de uma de acordo com a especificidade do serviço.

Aba Atribuição da Ordem de Serviço

Campo

Conteúdo

Especialidade

Data

O sistema já carrega a data e hora atual para a atribuição.

Encerramento da OS

Concluído o atendimento da OS ou quando necessário efetuar sua baixa por algum outro motivo é preenchido pelo setor responsável a aba encerramento.

Campos

Conteúdo

Data/Hora

Data e horário DD:MM de encerramento.

Carga Horária

Tempo em horas/minutos de execução do serviço. HHH:MM.

Solução

Descrever a solução para a ocorrência ou outras observações.

Técnicos

Ao acionar a opção Visualizar Técnicos será apresentado nova tela.

Tela de atribuição de técnicos no encerramento da OS

No exemplo acima supondo que na tela anterior tenha sido informado que o tempo total de carga horária para atender a OS foi de 002:15 (duas horas e quinze minutos) então nesta tela de técnicos, deve ser informado um ou mais técnicos que executaram o serviço e a carga horária gasta por cada técnico até completar o total informado de horas gastas.

Ao retornar a tela de encerramento repare que quando é atribuído mais de um técnico no encerramento da OS o sistema apresenta a lista de técnicos envolvidos no campo técnico.

Quando for realizada uma manutenção e esta for preventiva e ser marcado o campo na tela de encerramento o sistema efetuará a inclusão de um registro no cadastro do patrimônio referente a manutenção preventiva realizada:

Além de gravar um registro já como realizado também incluirá na Observação texto informando o número da OS vinculado ao serviço.

Manutenção Externa/Preventiva

As vezes um equipamento pode estar na garantia ou as vezes devido a característica do mesmo é necessário que seja levado o equipamento para um terceiro proceder a manutenção/conserto. Nestes caso é possível anotar a informação sobre esta manutenção externa na aba especifica.

Versão

Mês/Ano

Adequação

08.060

Out/20

Incluído o botão Visualizar Dados na tela de Ordem de Serviço por Patrimônio.

Alterado a descrição da aba Manutenção Externa para Manutenção Externa / Preventiva.

Incluído na aba encerramento opção para informar que trata-se de manutenção preventiva e se informado incluirá registro de histórico deste serviço no cadastro do patrimônio.

Last updated

Was this helpful?