Permita que usuários solicitantes efetuem solicitações de manutenção de patrimônios a outros setores de forma online e controle ordens de serviço desde o momento da abertura até o encerramento.
O sistema tratará de forma diferente usuários solicitantes e técnicos de manutenção ao acessar a tela de Ordem de Serviço por Patrimônio. Somente os usuários técnicos terão acesso as abas atribuição, encerramento e manutenção externa/preventiva.
Usuários Solicitantes
Campos
Informação
Solicitante
Ao acessar a tela o campo solicitante já virá preenchido e não será permitido efetuar alteração do mesmo.
Setor
Somente poderá ser informado um setor para o qual o usuário esteja vinculado em seu cadastro.
Setor Responsável
Somente será possível ser informado setores responsáveis (para quem será enviado a ordem de serviço) para os registros vinculados em seu cadastro de usuário na configuração de solicitante de manutenção.
Pesquisa de Ordens de Serviço
Somente será apresentado as Ordem de Serviço vinculadas ao solicitante ou setores relacionados ao solicitante.
Usuários Técnicos
Os usuários técnicos terão acesso a todos os campos da ordem de serviço,
Abertura de OS
Campo
Conteúdo
Ordem de Serviço nº
Numeração automática pelo sistema.
Data de Requisição
Equivalente a data e hora de abertura da OS
Prioridade
Situação
Ao iniciar a requisição a mesma se mantém na situação aberta, depois passa a situação em andamento e por fim encerrada. Campo se uso interno do sistema.
Previsão
No campo previsão pode ser atribuído a informação de uma próxima data de previsão de atendimento e/ou de ação que irá ocorrer com a OS. Pode ser informado a data e a hora em formato HH:MM
Patrimônio
Grupo
Tipo
Pesquise o patrimônio que está envolvido na ordem de serviço. Caso exista mais de um patrimônio é necessário ser aberta uma OS para cada patrimônio. Ao selecionar o patrimônio o sistema apresenta as informações de grupo e tipo vinculados.
Setor
Informe o setor que está solicitando o serviço.
Solicitante
Informe o usuário solicitante referente a solicitação do serviço.
Setor responsável
Informe o setor responsável pelo atendimento do serviço solicitado.
Texto Padrão
Ocorrência
Campo de texto livre para informar detalhes da ocorrência referente a OS.
Recomendação
Histórico Ordem de Serviço
Após gravar uma OS é possível aos usuários solicitante e/ou técnicos registrarem históricos vinculados à ordem de serviço.
Repare que na parte inferior da aba de histórico aparecerá os registros anteriores de históricos informado, seja pelo usuário solicitante ou pelos técnicos envolvidos. Desejando incluir um novo histórico, apenas informe os dados e acione a opção Gravar.
Anexos
É possível ainda incluir anexos a cada Ordem de Serviço, bastando para isto acionar a opção Anexos e incluir os arquivos desejados, sejam documentos, fotos ou quaisquer arquivos. Para visualizar os arquivos anexados basta acionar a opção Download.
Abas de uso exclusivo dos técnicos
As abas Atribuição, Encerramento e Manutenção Externa são de uso exclusivo dos técnicos.
Atribuição da OS
Ao receber uma OS, o setor responsável após analisar a mesma, efetua a atribuição de especialidades e técnicos para o atendimento, podendo ser uma única atribuição ou mais de uma de acordo com a especificidade do serviço.
Campo
Conteúdo
Especialidade
Técnico
Data
O sistema já carrega a data e hora atual para a atribuição.
Encerramento da OS
Concluído o atendimento da OS ou quando necessário efetuar sua baixa por algum outro motivo é preenchido pelo setor responsável a aba encerramento.
Campos
Conteúdo
Data/Hora
Data e horário DD:MM de encerramento.
Carga Horária
Tempo em horas/minutos de execução do serviço. HHH:MM.
Solução
Descrever a solução para a ocorrência ou outras observações.
Técnicos
Ao acionar a opção Visualizar Técnicos será apresentado nova tela.
No exemplo acima supondo que na tela anterior tenha sido informado que o tempo total de carga horária para atender a OS foi de 002:15 (duas horas e quinze minutos) então nesta tela de técnicos, deve ser informado um ou mais técnicos que executaram o serviço e a carga horária gasta por cada técnico até completar o total informado de horas gastas.
Ao retornar a tela de encerramento repare que quando é atribuído mais de um técnico no encerramento da OS o sistema apresenta a lista de técnicos envolvidos no campo técnico.
Quando for realizada uma manutenção e esta for preventiva e ser marcado o campo na tela de encerramento o sistema efetuará a inclusão de um registro no cadastro do patrimônio referente a manutenção preventiva realizada:
Além de gravar um registro já como realizado também incluirá na Observação texto informando o número da OS vinculado ao serviço.
Manutenção Externa/Preventiva
As vezes um equipamento pode estar na garantia ou as vezes devido a característica do mesmo é necessário que seja levado o equipamento para um terceiro proceder a manutenção/conserto. Nestes caso é possível anotar a informação sobre esta manutenção externa na aba especifica.
É possível incluir informações na aba externa no momento que se envia para a manutenção externa e ao retornar completar os dados para que as informações fiquem completas sobre o serviço realizado por terceiros. Se não houver um valor vinculado ao serviço externo informe 0,00 no campo.
Versão
Mês/Ano
Adequação
08.060
Out/20
Incluído o botão Visualizar Dados na tela de Ordem de Serviço por Patrimônio.
Alterado a descrição da aba Manutenção Externa para Manutenção Externa / Preventiva.
Incluído na aba encerramento opção para informar que trata-se de manutenção preventiva e se informado incluirá registro de histórico deste serviço no cadastro do patrimônio.