Centros de Custo
Crie sua estrutura de Centros de Custo.
Last updated
Was this helpful?
Crie sua estrutura de Centros de Custo.
Last updated
Was this helpful?
Se você ainda não tem definido como irá cadastrar sua estrutura de centros de custos, deverá cadastrar ao menos um Centro de Custo denominado por exemplo como GERAL e relacionar todos os a este , podendo a posterior alterar este relacionamento quando decidir como será sua estrutura para atender necessidades de informações para os módulos financeiros e de controladoria.
O cadastro de centros de custo quando utilizado apenas nas rotinas financeiras (contas apagar, receber e caixa e bancos) não requer que sejam preenchidos todos os campos do cadastro, pode ser preenchido apenas os campos Código, Descrição e Ativo.
Os outros campos são utilizados principalmente se você possui e utilizará o Módulo Custo ou em rotinas especificas.
Antes de iniciar o cadastramento você deve planejar a estrutura de cadastramento considerando a forma que desejará a posterior visualizar as informações por centros de custo. Exemplo no caso de utilizar o Módulo Custos:
1 PRODUTIVOS (grupo de centro de custo) 105 Unidade de Internação 1º andar (centro de custo) 110 Unidade de Internação 2º andar 115 Centro Cirúrgico 120 UTI 125 Pronto Atendimento 130 Consultórios 135 Sala de Medicação 140 Sala de Exames e Procedimentos 145 Laboratório 150 Imagem 2 AUXILIARES/APOIO 205 Farmácia 210 Nutrição 215 Manutenção 220 Lavanderia 225 Rouparia 3 ADMINISTRATIVOS 310 Diretoria 315 Faturamento 320 Financeiro 325 Contabilidade
A informação de Unidade de Negócio poderá ser relacionada para uso nos módulos de orçamento e controladoria.
No caso de utilizar o Módulo de Custos, ao emitir relatórios por centros de custo poderá haver opção de emissão por código ou descrição. Desta forma ao efetuar seu cadastro, deverá a numeração dos centros de custo seguir um plano de contas de centros de custo de forma estruturada, conforme exemplo acima, onde além de ordenar os centros por grupos deve ser deixado espaços de numeração entre os centros para futuras implementações na estrutura de códigos. Por exemplo, se o possui o código 1, os Centros de Custo que pertencem a ele devem ser cadastrados usando uma sequência de numeração entre 101 a 199.