Portal do Paciente
Rotina que disponibilizada através de link no web site do estabelecimento ou acesso direto ao endereço instalado permite que o próprio paciente realize agendamento de consultas e procedimentos.
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A instalação e acesso à aplicação da agenda web é efetuada e disponibilizada em separado do ModernaNet.
Caso pretenda disponibilizar aos seus pacientes esta rotina, você poderá em seu web site inserir uma chamada para esta tela. O link deverá ser composto pelo caminho onde está instalado a aplicação ModernaNet + '/AGE0000700/'.
Por ser uma aplicação que pacientes efetuarão o acesso externo deverá ser verificado junto a sua TI a parametrização de acesso externo em configurações de firewall.
Antes de disponibilizar a aplicação de agenda web será necessário você efetuar diversas configurações no sistema:
Durante o processo de agendamento pela web será solicitado o convênio e plano quando for paciente de operadora de saúde.
Alguns convênios além de plano utilizam produtos. Caso o campo no cadastro de convênio esteja marcado será solicitado ao paciente além do Convênio/Plano o Produto ao qual está vinculado em sua Operadora de Saúde, conforme imagem abaixo.
Quando existir restrição apenas para planos específicos de um determinado convênio, o Convênio será exibido na seleção, e no campo Plano, serão exibidos apenas os que não fazem parte da restrição. Quando existir restrição para plano 'Todos' de um determinado convênio, este convênio e os planos deste convênio não serão exibidos.
Após selecionar um grupo de procedimento que contenha procedimentos como exames de imagem, cardiológicos e outros, o sistema apresentará para o paciente a lista de procedimentos vinculados ao grupo de procedimento para ser realizado o agendamento.
Neste cadastro existirá 3 campos:
Campos
Conteúdo
Web
Marque para ativar o procedimento para o agendamento pelo paciente.
Descrição Web
Você poderá informar uma descrição diferente do cadastro para ser apresentado ao paciente e facilitar sua localização do item a ser agendado.
Questionário Web
Na rotina Gerar Agenda onde é configurado todos os horários das agendas de consultas e procedimentos existentes no estabelecimento temos o campo Exibir Web que deverá ser marcado para que esta agenda seja disponibilizada na rotina de agenda web para o paciente.
Cadastre um usuário e vincule ele a um Cadastro de Usuário da plataforma Cliente Servidor caso utilize, no exemplo abaixo o Código será 291.
Nas rotinas do agendamento web o paciente após realizar um agendamento pode consultar seus históricos e proceder ao cancelamento de um agendamento futuro. Quando isto ocorre é necessário que este cancelamento fique vinculado a um motivo de cancelamento pela agenda web de forma a poder permitir consultas e compor relatórios posteriores.
O paciente quando é primeira vez que utiliza a agenda web deverá se cadastrar e escolher um login e senha ao final do processo de agendamento. Caso não lembre a senha existe a opção Esqueci a Senha na tela de Login que para funcionar é necessário configurar um e-mail genérico.
Ao clicar na opção esqueci a senha será apresentado ao paciente tela para informar seu e-mail previamente cadastrado:
Será validado o cadastro do paciente e enviado a senha para o e-mail cadastrado e vinculado. Se o e-mail não corresponder na base de dados não será enviado.
Ao concluir o processo de agendamento o paciente recebe um e-mail com os dados do agendamento, rotina de preparo e observações.
Quando você define as agendas existentes no estabelecimento você vincula elas a um local de atendimento na rotina Gerar Agenda:
Repare que o local de atendimento previamente cadastrado fica vinculado a agenda.
Ao ser apresentado ao paciente durante o processo de agendamento os locais de atendimento ele terá visualização destas informações.
Após o paciente efetuar as seleções de serviço, especialidade, procedimento e local de atendimento é mostrado na agenda web os horários disponíveis para cada médico/profissional:
Além da foto, é possível inserir outras informações nos quadros Observação da Web para serem apresentadas referente ao profissional.
Caso por exemplo exista uma regra de bloqueio de um procedimento para um convênio específico os horários não serão apresentados e mostrará a mensagem:
As restrições são efetuadas no processo de apresentar horários, no entanto e excepcionalmente para quando houver restrição de Bloqueio para convênios não será carregado na tela do Portal no campo de seleção de convênios o registro com a restrição:
Será considerado na pesquisa do cadastro de restrições os dados até o momento já informados em comparação com o registro de restrição, por exemplo: Procedimento e Idade do Paciente (se já tiver efetuado o login).
Um outro recurso que poderá ser utilizado é criar um cadastro de preferência de agenda web de apenas alguns horários a serem disponibilizados ao paciente na web.
Ao confirmar um agendamento no Portal, o sistema verifica se a pessoa física que está tentando agendar já possui outro agendamento futuro para o mesmo procedimento. Caso tenha, retornará a mensagem: Já existe uma agenda realizada para o mesmo procedimento. Agendamento não confirmado. Favor verificar na opção Próximos Agendamentos, onde poderá se for o caso cancelar a agenda realizada para que possa ser feito outra agenda para o mesmo procedimento. Após apresentar a mensagem, não será confirmado a agenda em duplicidade que estava tentando se realizar, o horário será liberado e retornará para a tela inicial.
Versão
Mês/Ano
Adequação
47.000
Fev/25
. Cadastro do Paciente . Dados Pessoais Incluído campo "Nome Social" (Campo não obrigatório).
41.000
Jul/24
36.000
Fev/24
34.000
Dez/23
32.000
Out/23
Na rotina de Identificação, alterado os termos: 1. "AGENDAMENTO SELECIONADO" para "DADOS DO AGENDAMENTO (NÃO CONCLUÍDO) Confirme os seus dados e vá para próxima etapa - "Confirmação" onde você irá conferir os dados do agendamento e clicar em "Confirmar Agendamento". 2. "AGENDAMENTO SELECIONADO" para "ESTAMOS QUASE TERMINANDO. Por favor revise os dados abaixo e depois clique em "CONFIRMAR AGENDAMENTO".
16.000
Mai/22
10.010
Nov/21
Caso sim, não será agendado, apresentará a mensagem informada no campo Controle da configuração e o horário será liberado para novo agendamento.
09.050
Jun/21
09.040
Mai/21
09.040
Mai/21
09.020
Mar/21
Caso o campo Usa Produto no cadastro de convênio esteja marcado, após selecionar o Convênio e Plano, será habilitado o combo “Produto”, carregando todos os produtos do Convênio / plano selecionados.
08.050
Set/20
08.040
Ago/20
08.030
Jul/20
Implementado rotina para validar se a pessoa física que está tentando agendar já possui outro agendamento futuro para o mesmo procedimento. Caso tenha, retornará mensagem de crítica impossibilitando prosseguir com o agendamento.
08.030
Jul/20
Para segurança do acesso é necessário se utilizar de certificados SSL, para maiores informações .
Para ativar o agendamento para pacientes dos convênios desejados você deverá marcar no a opção "Agenda Web":
Na primeira tela que o paciente acessar a aplicação serão apresentados os grupos de serviços disponíveis. Você poderá ativar cada agenda de serviços que deseja disponibilizar através de parametrizações a serem feitas no e no .
Para disponibilizar os procedimentos que deverão ser apresentados no agendamento para o paciente você deverá ativar cada registro no :
Alguns procedimentos podem requerer para o agendamento que o paciente responda a algumas perguntas e ser feito de acordo com as respostas tratamento de restrições para o agendamento. Se este for o caso para o procedimento a ser disponibilizado, cadastre primeiro o e vincule ao procedimento.
Complemente informações se necessário no Cadastro .
Para realizar um agendamento no ModernaNet através da recepção ou call center através de rotinas específicas para esta finalidade é necessário antes que o usuário efetue login e se identifique, porém no caso do Portal do paciente o login não é necessário ao iniciar o acesso, mas para controle de auditoria e saber que este agendamento não foi realizado por um usuário interno e sim pelo paciente é necessário cadastrar um usuário como por exemplo USUÁRIO WEB ou PACIENTE WEB e vincular o Código deste usuário em :
Cadastre um motivo e informe em o vínculo com este motivo cadastrado.
Para configurar o e-mail que será enviado ao paciente com um link para redefinir sua senha obtenha mais informações no .
Para que ocorra este envio é necessário ser efetuado parametrizações conforme orientações existente no .
Ao cadastrar os você deve se atentar que a descrição do local do atendimento aparecerá na agenda web para o paciente, portanto utilize uma descrição que seja fácil ele identificar em que local deseja passar em atendimento. Configure ainda no campo Complemento o link do Google Maps conforme exemplo acima e insira uma imagem referente ao local.
Para que exista uma personalização dos dados do médico vinculado aos horários, efetue parametrizações em :
Quando o paciente se cadastrar ou efetuar login para acesso ao Portal do Paciente poderá ser apresentado ao mesmo textos de Termos de Uso / Consentimento que sejam previamente cadastrados e definidos no Cadastro .
As agendas podem possuir restrições que são definidas nos cadastros de e de forma que ao ser efetuado o processo de apresentação de horários os registros passarão por tratamentos de regras previamente parametrizadas.
Maiores informações de como ativar esta função estão em
Defina no cadastro de o tempo mínimo de horários que poderão ser apresentados.
Para isto é necessário criar um cadastro de e vincular as . Em seguida definir em qual preferência deseja que seja apresentado no agendamento ao paciente na web.
Em você deverá avaliar e efetuar outras parametrizações específicas para o funcionamento da aplicação:
Criado a “Retorno do Paciente por Convênio” para quando ativa, o sistema realizar o controle de regra de retorno por Convênio (e não por Plano). Desta forma, quando paciente for atendido pelo mesmo convênio, mas em planos diferentes, será validado o retorno pelo Código do Convênio e não
Adequada as rotinas que realizam a validação de , para considerar a nova informação de seleção de Local.
Incluído em a configuração "Ocultar processo de Cancelamento" para quando ativa, ocultar o botão "Cancelar Agendamento". Detalhes do Agendamento Incluído botão "Confirmar Presença" que irá validar se o dia em que o agendamento foi realizado (data em que fez o agendamento), não foi no mesmo dia que está confirmando, caso seja, apresentará mensagem "Não é possível confirmar a presença no mesmo dia em que realizou o agendamento". O botão Confirmar Presença, ficará visível apenas para agendamentos com situação “Agendado” e que ainda não esteja “Confirmado” Ao passar nas verificações iniciais, mostrará a mensagem: Confirma sua presença na agenda selecionada? Tela Inicial após Login Após logar no Portal, será direcionado para a Tela de Próximos Agendamentos, somente quando a pessoa não chegou na tela de login e senha pelo processo de agendamento, ou seja, se já selecionou horário da agenda e ainda não logou e vai logar para finalizar o agendamento não irá alterar o processo (não irá direcionar para a tela de Próximos Agendamentos). Caso ainda esteja em processo de seleção ou acabou de entrar no Portal, e clicar na opção de fazer login, após login de sucesso irá direcionar para tela de Próximos Agendamentos.
Incluído em configuração "Redirecionar tela após Confirmar Agendamento" para após confirmação do agendamento a tela será redirecionada para o endereço definido no campo URL.
Incluído em configuração para verificar se agendamento é retorno. O sistema verificará se existiu um atendimento para a Pessoa / Plano / Médico / Especialidade selecionada dentro do período de retorno configurado.
Incluído em para ativar e definir um texto de aviso de cookies e link para Política de Privacidade desejado.
Incluído validação de para o Procedimento selecionado, de forma a exibir apenas os Convênios / Planos que não possuam restrição.
Incluído em configuração para informar o Regex Padrão desejado para os campos "Nomes" existentes no Portal do Paciente.
Incluído em configuração que obriga a seleção do profissional antes do local de atendimento no portal.
Incluído em configuração para solicitar o Endereço do Paciente quando realizar o cadastro no portal.
Incluído rotina que permite ser solicitado ao paciente anexar documentos antes de confirmar o agendamento conforme parametrizações em .