Portal do Paciente
Rotina que disponibilizada através de link no web site do estabelecimento ou acesso direto ao endereço instalado permite que o próprio paciente realize agendamento de consultas e procedimentos.

Instalação
A instalação e acesso à aplicação da agenda web é efetuada e disponibilizada em separado do ModernaNet.
Caso pretenda disponibilizar aos seus pacientes esta rotina, você poderá em seu web site inserir uma chamada para esta tela. O link deverá ser composto pelo caminho onde está instalado a aplicação ModernaNet + '/AGE0000700/'.
Acesso Externo e SSL
Por ser uma aplicação que pacientes efetuarão o acesso externo deverá ser verificado junto a sua TI a parametrização de acesso externo em configurações de firewall.
Para segurança do acesso é necessário se utilizar de certificados SSL, para maiores informações clique aqui.
Configurações
Antes de disponibilizar a aplicação de agenda web será necessário você efetuar diversas configurações no sistema:
Convênios e Planos

Durante o processo de agendamento pela web será solicitado o convênio e plano quando for paciente de operadora de saúde.
Para ativar o agendamento para pacientes dos convênios desejados você deverá marcar no Cadastro de Convênios / Planos a opção "Agenda Web":


Produto
Alguns convênios além de plano utilizam produtos. Caso o campo no cadastro de convênio esteja marcado será solicitado ao paciente além do Convênio/Plano o Produto ao qual está vinculado em sua Operadora de Saúde, conforme imagem abaixo.
Quando existir restrição apenas para planos específicos de um determinado convênio, o Convênio será exibido na seleção, e no campo Plano, serão exibidos apenas os que não fazem parte da restrição. Quando existir restrição para plano 'Todos' de um determinado convênio, este convênio e os planos deste convênio não serão exibidos.


Serviços

Na primeira tela que o paciente acessar a aplicação serão apresentados os grupos de serviços disponíveis. Você poderá ativar cada agenda de serviços que deseja disponibilizar através de parametrizações a serem feitas no Cadastro de Serviços e no Cadastro de Grupo de Procedimentos.


Procedimentos
Após selecionar um grupo de procedimento que contenha procedimentos como exames de imagem, cardiológicos e outros, o sistema apresentará para o paciente a lista de procedimentos vinculados ao grupo de procedimento para ser realizado o agendamento.
Para disponibilizar os procedimentos que deverão ser apresentados no agendamento para o paciente você deverá ativar cada registro no Cadastro de Procedimentos:


Neste cadastro existirá 3 campos:
Campos
Conteúdo
Web
Marque para ativar o procedimento para o agendamento pelo paciente.
Descrição Web
Você poderá informar uma descrição diferente do cadastro para ser apresentado ao paciente e facilitar sua localização do item a ser agendado.
Questionário Web
Alguns procedimentos podem requerer para o agendamento que o paciente responda a algumas perguntas e ser feito de acordo com as respostas tratamento de restrições para o agendamento. Se este for o caso para o procedimento a ser disponibilizado, cadastre primeiro o Questionário Genérico e vincule ao procedimento.
Complemente informações se necessário no Cadastro Procedimento Web.
Agendas
Na rotina Gerar Agenda onde é configurado todos os horários das agendas de consultas e procedimentos existentes no estabelecimento temos o campo Exibir Web que deverá ser marcado para que esta agenda seja disponibilizada na rotina de agenda web para o paciente.

Usuário do Agendamento
Para realizar um agendamento no ModernaNet através da recepção ou call center através de rotinas específicas para esta finalidade é necessário antes que o usuário efetue login e se identifique, porém no caso do Portal do paciente o login não é necessário ao iniciar o acesso, mas para controle de auditoria e saber que este agendamento não foi realizado por um usuário interno e sim pelo paciente é necessário cadastrar um usuário como por exemplo USUÁRIO WEB ou PACIENTE WEB e vincular o Código deste usuário em Configurações do Portal do Paciente:
Cadastre um usuário e vincule ele a um Cadastro de Usuário da plataforma Cliente Servidor caso utilize, no exemplo abaixo o Código será 291.

Motivo do Cancelamento
Nas rotinas do agendamento web o paciente após realizar um agendamento pode consultar seus históricos e proceder ao cancelamento de um agendamento futuro. Quando isto ocorre é necessário que este cancelamento fique vinculado a um motivo de cancelamento pela agenda web de forma a poder permitir consultas e compor relatórios posteriores.

Cadastre um motivo e informe em Configurações do Portal do Paciente o vínculo com este motivo cadastrado.
E-mail - Esqueci a Senha
O paciente quando é primeira vez que utiliza a agenda web deverá se cadastrar e escolher um login e senha ao final do processo de agendamento. Caso não lembre a senha existe a opção Esqueci a Senha na tela de Login que para funcionar é necessário configurar um e-mail genérico.

Ao clicar na opção esqueci a senha será apresentado ao paciente tela para informar seu e-mail previamente cadastrado:

Será validado o cadastro do paciente e enviado a senha para o e-mail cadastrado e vinculado. Se o e-mail não corresponder na base de dados não será enviado.
Para configurar o e-mail que será enviado ao paciente com um link para redefinir sua senha obtenha mais informações no Cadastro de E-mail Genérico.
E-mail - Confirmação do Agendamento
Ao concluir o processo de agendamento o paciente recebe um e-mail com os dados do agendamento, rotina de preparo e observações.

Para que ocorra este envio é necessário ser efetuado parametrizações conforme orientações existente no Cadastro de E-mail Genérico.
Locais de Atendimento
Quando você define as agendas existentes no estabelecimento você vincula elas a um local de atendimento na rotina Gerar Agenda:

Repare que o local de atendimento previamente cadastrado fica vinculado a agenda.

Ao cadastrar os Locais de Atendimento você deve se atentar que a descrição do local do atendimento aparecerá na agenda web para o paciente, portanto utilize uma descrição que seja fácil ele identificar em que local deseja passar em atendimento. Configure ainda no campo Complemento o link do Google Maps conforme exemplo acima e insira uma imagem referente ao local.
Ao ser apresentado ao paciente durante o processo de agendamento os locais de atendimento ele terá visualização destas informações.

Médicos e Profissionais
Após o paciente efetuar as seleções de serviço, especialidade, procedimento e local de atendimento é mostrado na agenda web os horários disponíveis para cada médico/profissional:

Para que exista uma personalização dos dados do médico vinculado aos horários, efetue parametrizações em Detalhe do Profissional x Agenda Web:

Além da foto, é possível inserir outras informações nos quadros Observação da Web para serem apresentadas referente ao profissional.
Termo do Paciente
Quando o paciente se cadastrar ou efetuar login para acesso ao Portal do Paciente poderá ser apresentado ao mesmo textos de Termos de Uso / Consentimento que sejam previamente cadastrados e definidos no Cadastro Termos do Paciente.

Restrições
As agendas podem possuir restrições que são definidas nos cadastros de Restrições de Agendamento e Restrições de Dias e Horários de forma que ao ser efetuado o processo de apresentação de horários os registros passarão por tratamentos de regras previamente parametrizadas.


Caso por exemplo exista uma regra de bloqueio de um procedimento para um convênio específico os horários não serão apresentados e mostrará a mensagem:

Maiores informações de como ativar esta função estão em Restrição de Agendamento.

As restrições são efetuadas no processo de apresentar horários, no entanto e excepcionalmente para quando houver restrição de Bloqueio para convênios não será carregado na tela do Portal no campo de seleção de convênios o registro com a restrição:

Será considerado na pesquisa do cadastro de restrições os dados até o momento já informados em comparação com o registro de restrição, por exemplo: Procedimento e Idade do Paciente (se já tiver efetuado o login).
Datas / Horários de agendas a visualizar
Defina no cadastro de Procedimentos Web o tempo mínimo de horários que poderão ser apresentados.
Preferência
Um outro recurso que poderá ser utilizado é criar um cadastro de preferência de agenda web de apenas alguns horários a serem disponibilizados ao paciente na web.
Para isto é necessário criar um cadastro de preferências e vincular as preferências x agenda. Em seguida definir em Configurações do Portal do Paciente qual preferência deseja que seja apresentado no agendamento ao paciente na web.
Agendamento em Duplicidade
Ao confirmar um agendamento no Portal, o sistema verifica se a pessoa física que está tentando agendar já possui outro agendamento futuro para o mesmo procedimento. Caso tenha, retornará a mensagem: Já existe uma agenda realizada para o mesmo procedimento. Agendamento não confirmado. Favor verificar na opção Próximos Agendamentos, onde poderá se for o caso cancelar a agenda realizada para que possa ser feito outra agenda para o mesmo procedimento. Após apresentar a mensagem, não será confirmado a agenda em duplicidade que estava tentando se realizar, o horário será liberado e retornará para a tela inicial.

Configurações do Portal do Paciente
Em Configurações do Portal do Paciente você deverá avaliar e efetuar outras parametrizações específicas para o funcionamento da aplicação:

Histórico de Versão
Versão
Mês/Ano
Adequação
47.000
Fev/25
. Cadastro do Paciente . Dados Pessoais Incluído campo "Nome Social" (Campo não obrigatório).
41.000
Jul/24
Criado a Configuração Portal do Paciente “Retorno do Paciente por Convênio” para quando ativa, o sistema realizar o controle de regra de retorno por Convênio (e não por Plano). Desta forma, quando paciente for atendido pelo mesmo convênio, mas em planos diferentes, será validado o retorno pelo Código do Convênio e não
36.000
Fev/24
Adequada as rotinas que realizam a validação de Restrição de Dias / Horários, para considerar a nova informação de seleção de Local.
34.000
Dez/23
Incluído em Configurações do Portal do Paciente a configuração "Ocultar processo de Cancelamento" para quando ativa, ocultar o botão "Cancelar Agendamento". Detalhes do Agendamento Incluído botão "Confirmar Presença" que irá validar se o dia em que o agendamento foi realizado (data em que fez o agendamento), não foi no mesmo dia que está confirmando, caso seja, apresentará mensagem "Não é possível confirmar a presença no mesmo dia em que realizou o agendamento". O botão Confirmar Presença, ficará visível apenas para agendamentos com situação “Agendado” e que ainda não esteja “Confirmado” Ao passar nas verificações iniciais, mostrará a mensagem: Confirma sua presença na agenda selecionada? Tela Inicial após Login Após logar no Portal, será direcionado para a Tela de Próximos Agendamentos, somente quando a pessoa não chegou na tela de login e senha pelo processo de agendamento, ou seja, se já selecionou horário da agenda e ainda não logou e vai logar para finalizar o agendamento não irá alterar o processo (não irá direcionar para a tela de Próximos Agendamentos). Caso ainda esteja em processo de seleção ou acabou de entrar no Portal, e clicar na opção de fazer login, após login de sucesso irá direcionar para tela de Próximos Agendamentos.
32.000
Out/23
Na rotina de Identificação, alterado os termos: 1. "AGENDAMENTO SELECIONADO" para "DADOS DO AGENDAMENTO (NÃO CONCLUÍDO) Confirme os seus dados e vá para próxima etapa - "Confirmação" onde você irá conferir os dados do agendamento e clicar em "Confirmar Agendamento". 2. "AGENDAMENTO SELECIONADO" para "ESTAMOS QUASE TERMINANDO. Por favor revise os dados abaixo e depois clique em "CONFIRMAR AGENDAMENTO".
16.000
Mai/22
Incluído em Configurações do Portal do Paciente configuração "Redirecionar tela após Confirmar Agendamento" para após confirmação do agendamento a tela será redirecionada para o endereço definido no campo URL.
10.010
Nov/21
Incluído em Configurações do Portal do Paciente configuração para verificar se agendamento é retorno. O sistema verificará se existiu um atendimento para a Pessoa / Plano / Médico / Especialidade selecionada dentro do período de retorno configurado.
Caso sim, não será agendado, apresentará a mensagem informada no campo Controle da configuração e o horário será liberado para novo agendamento.
09.050
Jun/21
Incluído em Configurações do Portal do Paciente para ativar e definir um texto de aviso de cookies e link para Política de Privacidade desejado.
09.040
Mai/21
Incluído validação de Restrição de Agendamento para o Procedimento selecionado, de forma a exibir apenas os Convênios / Planos que não possuam restrição.
09.040
Mai/21
Incluído em Configurações do Portal do Paciente configuração para informar o Regex Padrão desejado para os campos "Nomes" existentes no Portal do Paciente.
09.020
Mar/21
Caso o campo Usa Produto no cadastro de convênio esteja marcado, após selecionar o Convênio e Plano, será habilitado o combo “Produto”, carregando todos os produtos do Convênio / plano selecionados.
08.050
Set/20
Incluído em Configurações do Portal do Paciente configuração que obriga a seleção do profissional antes do local de atendimento no portal.
08.040
Ago/20
Incluído em Configurações do Portal do Paciente configuração para solicitar o Endereço do Paciente quando realizar o cadastro no portal.
08.030
Jul/20
Implementado rotina para validar se a pessoa física que está tentando agendar já possui outro agendamento futuro para o mesmo procedimento. Caso tenha, retornará mensagem de crítica impossibilitando prosseguir com o agendamento.
08.030
Jul/20
Incluído rotina que permite ser solicitado ao paciente anexar documentos antes de confirmar o agendamento conforme parametrizações em Tipo de Docto Anexo.
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